Mais de 100 jovens se formam nos cursos do projeto Conexão Jovem Profissional

Texto: Gabriel Aquino

Aconteceu na terça-feira, dia 27, a formatura da segunda turma do Programa Conexão Jovem Profissional, uma parceria entre a Semdet – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho - e o Rotary International. O objetivo do Programa é capacitar profissionalmente nas áreas de administração e informática, pessoas desempregadas com idade entre 18 e 22 anos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, participou da solenidade e destacou a importância de jovens se capacitarem visando o futuro: “Vocês passaram por um curso profissionalizante no qual muitos já sairão com emprego, agora terão que construir seu futuro aos poucos, mas o mais importante de tudo é vocês terem a consciência de que possuem as condições necessárias para alcançarem seus objetivos”.

O secretário também salientou que no mercado de trabalho além do conhecimento, é muito importante a persistência: “O conhecimento é a única coisa que vocês levarão até o fim de suas vidas, porém, não adianta apenas ter conhecimento e capacitação, o mercado de trabalho é muito difícil e o que vai fazer a diferença é a persistência, pois para alcançarem seus objetivos devem lutar até o fim e nunca desistir”, falou aos formandos.

Mais de 100 alunos participaram da formatura que agora, serão encaminhados ao mercado de trabalho por intermedio do CAT – Centro de Apoio ao Trabalho - e do Rotary Internacional. Para Felipe Dolfim, 18 anos, um ponto importante do programa foi o fato de que além de ensinar práticas administrativas e de informática, o programa também orientou os alunos a saberem se comportar na hora de procurar emprego: “Aprendi muito sobre o setor administrativo e procurei sempre me destacar, além disso, me soltei um pouco mais, pois era muito tímido e agora sei como me comportar em uma entrevista de emprego. Antes não saberia nem o que falar”.

Já a aluna Laís Pinheiro de 19 anos, destacou a importância do curso para o futuro profissional dos alunos: “Agora que tenho uma capacitação, pretendo conseguir um emprego e o mais importante, me manter e crescer neste emprego para poder construir um futuro”.