Debate no Conarh 2015 foca maior diálogo entre empresas, sindicatos e governo

 Por: Solange Borges

O secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, participou hoje, 19, de mesa de debates promovida pelo Conarh - 2015, no Transamérica Expo-Center. O tema “Momento de dialogar ainda mais: empresas, sindicatos e governo”, norteou as discussões que contaram ainda com o professor sênior do Departamento de Economia da FEA/USP, Helio Zylberstajn, e mediação do diretor de planejamento da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Wagner Brunini.

Artur pontuou que o momento pelo qual o Brasil passa é propício para aprofundar o diálogo na sociedade. “É uma fase de incertezas e de mudanças rápidas que requerem discussões visando uma agenda conjunta de trabalhos com foco, entre outras demandas, na geração de renda”, ressalta. O secretário reforçou ainda que um dos assuntos que não podem sair da pauta para melhorias nas relações do trabalho é a reforma sindical, tendo nas linhas principais a eliminação de sindicatos sem representatividade e a revisão do imposto sindical. “Tanto para os trabalhadores quanto para as empresas, possuir um sindicato sem representatividade só enfraquecem as negociações e contribui para o aumento de processos no judiciário. Quando se tem diálogo e maior entendimento entre as partes, conseguimos evitar processos”, enfatiza.

Para o professor Zylberstajn, uma questão que deve ser revista nas mesas de negociação entre empresas, classe trabalhadora e sindicatos é a produtividade. “Temos estudos com mais de 100 empresas em que este item aparece pouco ou nada em negociações coletivas para aumento de salários, por exemplo. Indicadores como taxa de inflação ou desemprego, desempenho econômico, entre outros fatores, têm maior relevância, quando na verdade as convenções coletivas ou diálogo social poderiam promover a produtividade, mesmo em tempos difíceis e de estagnação”.

O CONARH é considerado o maior evento de gestão de pessoas da América Latina com diversas palestras e debates com especialistas de renome no Brasil e exterior, o evento aborda as principais tendências sobre capital humano.

Siga a SDTE nas redes sociais: