1ª Festa Literária leva mais de 70 atividades para Cidade Tiradentes

De 11 a 19 de setembro, a FLICT terá programação gratuita em centros culturais, escolas, parques, feiras livres e no terminal de ônibus do bairro

A 1ª Festa Literária de Cidade Tiradentes (FLICT) será realizada entre os dias 11 e 19 de setembro, em espaços culturais, escolas, feiras livres, parques, praças e no terminal de ônibus local. Inteiramente gratuita, a programação terá mais de 70 atividades, incluindo encontros com escritores, contação de histórias, debates, exibição de filmes, oficinas, mediação de leitura, apresentações musicais e um seminário especial sobre literatura negra. A programação completa está disponível em http://cfccidadetiradentes.wix.com/flict.

Maior espaço cultural do bairro, o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT) abrigará 25 atividades da Festa Literária, incluindo a abertura, no dia 11, com a participação de escritores, cordelistas, repentistas, articuladores culturais e autoridades municipais. O local também promoverá o 1º Seminário de Literatura Negra, com palestras sobre a vida e obra da maranhense Maria Firmina dos Reis e do baiano Luís Gama, pioneiros da literatura negra no Brasil.

Além do CFCCT, a Festa Literária também ocupará outros equipamentos públicos do bairro, como Centro Cultural Arte em Construção do Instituto Pombas Urbanas, Centros Educacionais Unificados (CEUs), unidades educacionais municipais, Centros para Juventude (CJ), CCAs (Centros para Crianças e Adolescentes), Casa de Cultura, Fábrica de Cultura, MOCUTI (Movimento Cultural da Cidade Tiradentes) e bibliotecas públicas e comunitárias.

A 1ª FLICT está sendo organizada pelas Secretarias Municipais de de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, de Cultura, de Educação, de Saúde e de Transportes; além da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) e da Subprefeitura de Cidade Tiradentes.

DESTAQUES - Na programação do Centro de Formação Cultural, também se destacam os encontros com autores importantes da literatura brasileira contemporânea (Luiz Ruffato, Ferréz, André Vianco, Sérgio Vaz, Heloisa Prieto, Illan Brenman, Rodrigo Ciríaco, Claudia Canto, Dario Neto, Patrícia Candido, Tula Pilar, Eduardo de Assis Duarte, Miriam Alves, Esmeralda, Ligia Ferreira, Cuti entre outros).

No local, haverá, ainda, debates sobre literatura periférica, LGBT, protagonismo literário do jovem e da mulher; feira de troca de livros e a apresentação do Coro Cidade Tiradentes, abrindo um debate em homenagem ao escritor Mário de Andrade no dia 18 de setembro.

1° Festa Literária de Cidade Tiradentes (FLICT)
De 11 a 19 de setembro. Entrada franca
Para fotos de Divulgação, acesse http://cfccidadetiradentes.wix.com/flict

Sobre o CFCCT – Um dos dois equipamentos públicos da Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura na Cidade Tiradentes (o outro é a Escola de Saúde Pública Professor Makiguti), o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes visa contribuir com a promoção da qualidade de vida dos moradores dos arredores, oferecendo amplo acesso a arte e educação, apoio às ações culturais locais e ampliando a formação, o conhecimento e as oportunidades que auxiliem na inserção social da população da região. A Fundação Paulistana é vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo.

Siga a SDTE nas redes sociais