CATe participa da 2ª edição do Dia D, no próximo dia 21/9

Campanha, organizada pelo MTE, tem como objetivo reunir empresas que devem cumprir cotas de inclusão e pessoas com deficiência e/ou reabilitados que pretendem retornar ao mercado de trabalho

Por Andréa Garbim 

Na próxima segunda-feira, 21/9, das 9h às 16h, o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), participará do Dia Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Reabilitados pelo INSS, o Dia D.

O evento será realizado na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), campus Memorial, na Barra Funda. Segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 2014, 1.052 trabalhadores conseguiram recolocação no mercado de trabalho por meio da primeira edição da ação, realizada no mês de maio daquele ano.

Com atuação em todo o país, o Dia D é realizado em homenagem ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência e conta com a parceria dos governos municipais, estaduais e entidades da sociedade civil, com o objetivo de disseminar ações de forma que a inclusão se torne uma prática regular.

A iniciativa também faz parte da agenda do Trabalho Decente e do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver Sem Limite - que promove a inclusão e a igualdade, conscientizando empresas para a inserção de pessoas com deficiência e de reabilitados no mercado trabalho.

Considerando a Lei 8.213 de 24 de julho de 1991 que determina que empresas com 100 ou mais funcionários são obrigadas a reservar um percentual de 2% a 5% dos seus cargos para pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados pelo INSS, a atividade servirá como intermediação de mão de obra entre empresas e trabalhadores que buscam vagas com esse perfil.

Por meio do CATe, o Dia D proporcionará atendimento e serviços de intermediação de mão de obra, com a presença de empresas que vão realizar processos seletivos no mesmo espaço, ampliando as chances de inserção profissional. O evento vai reunir, no mesmo local, diversas entidades que juntas vão oferecer cerca de 2 mil vagas de emprego em diversos segmentos.

Para se candidatar às vagas de emprego, os interessados devem apresentar o RG, CPF, carteira de trabalho, laudo médico/técnico e o PIS. Em alguns estandes haverá palestras com o tema “pessoa com deficiência no mundo do trabalho”, ministradas por parceiros e entidades participantes do evento. Confira a programação das palestras.

Participam da campanha nacional do Dia D: a Casa Civil, o Sistema Nacional do Emprego (SINE), os Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Turismo, das Cidades, da Educação e da Previdência, além do Instituto Nacional do Seguro Social e da Secretaria de Direitos Humanos.

Serviço

Dia D - Dia Nacional de Inclusão de Pessoa com Deficiência e Reabilitados
Quando: segunda-feira, 21 de setembro
Onde: UNINOVE - Campus Memorial
Endereço: Rua Deputado Salvador Julianelli, s/nº – Barra Funda
Horário: das 9h às 16h
Mais informações: 3241-7172 / 7120 ou 3397-1507

Siga a SDTE nas rede sociais