Prefeitura realiza lançamento do projeto Jovem SUS, no auditório do Anhembi

Por Andréa Garbim

Na manhã desta terça-feira, 29, foi realizado o lançamento do projeto Jovem SUS, no auditório Celso Furtado do Anhembi. Mais de 800 pessoas estiveram presentes, entre os jovens que vão atuar em diversas Unidades Básicas de Saúde da capital. O prefeito Fernando Haddad falou sobre a importância de despertar o interesse dos jovens para a área da saúde e que todos vão contribuir de maneira significativa para a melhoria do atendimento nas unidades.

O secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, salientou que essa gestão está comprometida com projetos que atendam as necessidades da população. “Esse é um programa inédito da prefeitura que tem como principal objetivo atender a população e humanizar, mas também tem como objetivo garantir uma oportunidade para os jovens de baixa renda, ou que estão desempregados no momento. E a partir dessa experiência, de inclusão social pelo trabalho, vão poder se tornar trabalhadores da gestão da saúde que tanto precisa de atendimento de qualidade e de respeito às pessoas”.

Na sequência, Artur parabenizou as equipes das secretarias. “Essa é uma ação que mostrou que a integração das articulações funciona no objetivo de construir políticas públicas para melhorar a cidade, nesse caso, a área da saúde, e ao mesmo tempo garantir oportunidade de capacitação para os jovens. É uma bolsa trabalho, mas mais que isso é uma possibilidade real aprendizagem, qualificação e mais preparo para o mercado de trabalho”.

Também estiveram presentes, na cerimônia de lançamento, os secretários Eduardo Suplicy (Direitos Humanos e Cidadania), Alexandre Padilha (Saúde), Valter Correia (Gestão) o secretário adjunto Rogério Sottili e o Coordenador de Políticas para a Juventude, Cláudio Silva (Claudinho).

Sobre o Jovem SUS

O Jovem SUS é realizado pela prefeitura, por meio das secretarias da Saúde e do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo e da Coordenadoria de Políticas para a Juventude. O objetivo é qualificar 800 jovens para desenvolverem algumas funções nas UBSs. Uma vez integrados às unidades, os bolsistas serão capacitados para atuar no acolhimento aos usuários e seus acompanhantes e fornecer a eles informações sobre procedimentos e serviços prestados no local. Com a equipe multidisciplinar da UBS, integrarão atividades de grupo e oficinas voltadas para ações de prevenção à saúde.

Os beneficiários receberão, neste ano, bolsa-auxílio de R$ 827,40 (para 6 horas diárias de atividades teórico-práticas) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. O projeto integra políticas de Trabalho e Saúde e atua na perspectiva da transformação social. Além de preparar para a formação da cidadania em Saúde, o projeto possibilitará a reinserção social produtiva dos jovens atualmente desempregados e aprendizagem em 200 UBSs nas seis regiões de saúde da cidade (norte, sul, leste, oeste, sudeste e centro).

Siga a SDTE nas redes sociais