Restaurante Escola forma jovens no segmento de Arte Culinária

Texto: Regina Ramalho

No último dia 10, aconteceu a formatura da 13ª Turma de Adolescentes e Jovens do Projeto Restaurante Escola da Câmara. A ação é uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e da Assistência e Desenvolvimento Social, por intermédio da Fundação Jovem Profissional e Universidade Anhembi Morumbi.

A cerimônia foi realizada no Salão Nobre da Câmara. Estiveram a vice-prefeita e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Alda Maço Antonio, do Assessor Especial do Gabinete Semdet e presidente da São Paulo Confia, Hugo Duarte e da presidente da Fundação Jovem Profissional, Ana Maria Andrade Orchis. Os 57 jovens do segmento de Arte Culinária receberam o diploma e o primeiro “chapéu de mestre-cuca”, simbolizando o início da carreira gastronômica.

O Projeto Restaurante Escola atende jovens com idade entre 16 a 20 anos, com o ensino médio completo ou em curso, residentes do município de São Paulo e fornece bolsa mensal no valor de R$ 586,50. Durante as aulas os estudantes participam de atividades teóricas e práticas do ramo gastronômico que abrange a arte culinária, o serviço de bebidas, os utensílios usados no preparo dos alimentos, serviço de mesa, além dos aspectos culturais que acompanham o preparo das refeições.

Como funciona- Os estudantes permanecem no projeto durante seis meses, com 8 horas aula diárias, de segunda a sexta-feira. Após a solenidade, convidados e familiares dos jovens participaram de coquetel com salgados preparados pelos alunos, no próprio Restaurante Escola, que funciona no Viaduto Jacareí, 100, aberto ao público das 12h às 15h30.