Prefeitura lança projeto de qualificação profissional em parceria com a Escola de Samba “Rosas de Ouro”

Texto: Regina Ramalho

Segunda-feira, dia 16, às 11h, dentro da quadra da Escola de Samba “Rosas de Ouro”, que fica na rua Coronel Euclides Machado, 1066, acontece o lançamento da parceria entre a Prefeitura e a Sociedade Rosas de Ouro por intermédio da Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, para qualificação de mais de 250 pessoas dentro do Programa Jovens Paulistanos, nos cursos de auxiliar de cabeleireiro, manicuro e pedicuro, cuidador de idosos, recreador, organizador de eventos e informática, assistidos pelos projetos comunitários da entidade.

Para a diretora social da Rosas, Vanessa Dias, a parceria entre o município e a escola vai abrir as portas para várias outras escolas realizarem ações semelhantes nas diversas áreas de atuação da Prefeitura.

“Essa é a primeira vez que uma escola de samba realiza um trabalho desse tipo com a prefeitura. Sem presença do CAT dentro da comunidade, dificilmente os moradores dos arredores teriam condições de ir até um posto do Centro para procurar uma oportunidade”, explica. ”Acredito que isso vá abrir as portas para que outras escolas também busquem receber o serviço”, diz Vanessa.

Durante toda semana o CAT Móvel vai permanecer na quadra da Rosas, das 8 às 17h, realizando inscrições para esse e outros cursos oferecidos pela Prefeitura, fazendo o cadastro e encaminhando os profissionais para o mercado de trabalho. Para ser atendido, o cidadão deve estar munido da Carteira de Trabalho, RG, CPF e comprovante de endereço.

No local, o usuário também pode dar entrada no seguro-desemprego, emitir primeira ou segunda via da Carteira de Trabalho e participar de oficinas de currículo de emprego, marketing pessoal, identificação de habilidades e planejamento de carreira, com as especialistas do Programa Orientação para o Trabalho.

Tem mais novidade – Em razão do grande sucesso do CAT Móvel e das inúmeras solicitações de visitas, será anunciada a ampliação dos postos volante. Até a semana passada eram três, agora, serão cinco. De maio a julho, as três unidades dos CATs Móveis realizaram mais de 13 mil atendimentos, três mil encaminhamentos para o mercado de trabalho em cerca de 30 bairros da capital.

 

Projeto Jovens Paulistanos – Capacitação voltada a jovens com faixa etária entre 16 e 20 anos, em situação ou risco de desemprego e que sejam moradores da cidade de São Paulo. Todos os cursos são de 80 horas com exceção de informática que são 40 horas de curso. Os estudantes recebem auxílio-transporte, lanche e material didático. As aulas estão previstas para iniciarem na segunda quinzena de setembro.