Fundatec abre inscrições para curso de formação inicial e continuada em língua portuguesa e cultura brasileira para imigrantes

Iniciativa é um projeto-piloto com objetivo de atender imigrantes, principalmente na região de Guaianases - que é o território onde mais se concentra essa população

A Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura (Fundatec) abre inscrições (nos dias 5 e 6/11) para cursos de formação inicial e contínua (FIC) e língua portuguesa e cultura brasileira para imigrantes. Trata-se do Programa Somos Todos Imigrantes da Prefeitura de São Paulo.

“Esse curso é essencial para a compreensão do imigrante sobre o que é a língua portuguesa e a cultura brasileira. É a primeira etapa para a inclusão produtiva dessa população”, afirma o chefe de gabinete da Fundatec, Antonio Carlos Carvalho.

A iniciativa deu-se por meio do termo de cooperação firmado entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e a Fundatec/SDTE e tem o objetivo de promover a inclusão de imigrantes residentes em São Paulo, por meio do aperfeiçoamento das técnicas de leitura, escrita, escuta e fala na Língua Portuguesa e pela apresentação de elementos-chave para entendimento e relação com a Cultura Brasileira, tais como a música, a literatura, a culinária, os valores, os hábitos e costumes.

É meta também oferecer oportunidade de aprendizagem da língua local aos imigrantes, de forma a possibilitar-lhes melhores vagas de trabalho, formas de geração de renda e efetivo acesso aos direitos facultados aos imigrantes no Brasil; reconhecer os valores e os saberes das culturas dos países que compõem o espectro de imigração recente na cidade de São Paulo. Por sua vez, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) também atua no apoio a oferta de vagas de emprego aos imigrantes, por meio do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe).

Nessa primeira fase serão selecionadas 60 pessoas para participar do programa Somos Todos Imigrantes, que consistirá na oferta de duas turmas mistas (de diversas origens), com até trinta estudantes cada, de Educação Profissional do tipo FIC do curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira.

Clique aqui para ler a publicação no Diário Oficial da Cidade.

Siga a SDTE nas redes sociais