SDTE leva ao Vale do Anhangabaú alternativas para gerar trabalho, emprego e renda

Por: Solange Borges

Vai até a próxima sexta-feira, 13, das 8 às 18h, no Vale do Anhangabaú, a 2ª Semana do Trabalho, Emprego e Renda, organizada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE). Com foco em estratégias de desenvolvimento para São Paulo, a segunda edição do ano do evento oferece diversas oportunidades à população para gerar trabalho e renda.

Durante a abertura oficial, na segunda-feira, 9, o secretário Artur Henrique destacou os esforços da SDTE em trazer alternativas que vão além do emprego formal. “O emprego com carteira assinada também está em nosso foco, por isso temos um bloco com empresas fazendo seleção aos candidatos, abrindo oportunidades também para imigrantes e profissional com deficiência. No entanto, buscamos fazer parcerias em outras áreas para mostrar que é possível gerar renda e trabalho fomentando o empreendedorismo. Sendo assim, estamos com estrutura técnica para orientar as pessoas que têm um pequeno negócio, mas não sabem como ampliar a produção ou atendimento e nem imaginam como buscar o apoio financeiro por meio do microcrédito, ou mesmo juntar esforços para montar uma cooperativa”, explicou.

Artur ainda reforçou que a Semana do Trabalho, Emprego e Renda também está articulada com as iniciativas da economia solidária com diversos setores presentes como artesanato e economia criativa, além da agricultura familiar. “Um amplo espaço para as pessoas conhecerem e adquirirem produtos de qualidade, um incentivo aos que desejam também aderir a uma maneira alternativa de ter acesso à renda”.

Seleção - O público que visitar a Semana do Trabalho encontra em aproximadamente 2 mil metros quadrados, os serviços da SDTE divididos em cinco áreas: blocos 1 e 2 – cadastro e encaminhamento pelo CATe e seleção de vagas de emprego com as empresas: Carrefour, Atento, Contax, TIVIT, O Boticário, Makro, Burguer King, Ragazzo, entre outras parceiras. Aproximadamente, 7 mil vagas de empego estão disponíveis aos trabalhadores e até o final desta terça-feira, mais de 3,5 mil pessoas foram atendidas.

O público contará também com oficinas de orientação ao trabalho com temas voltados às principais dúvidas dos candidatos no momento da entrevista. Os interessados em se candidatar às vagas de emprego ou participar dos processos seletivos no local devem apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e o número do PIS.

No bloco 3, os visitantes recebem informações sobre as políticas públicas de formação técnica e profissional e atividades de promoção e difusão cultural conduzidas pela Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura (Fundatec). No mesmo bloco, atendimento ao microempreendedor individual, esclarecendo dúvidas e formalização de pequenos negócios. Ainda nesse espaço, a Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA) oferece palestras sobre compras públicas, pré-aprovação para microcrédito (para pequenos negócios), e orientação às micro e pequenas empresas.

A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) estará no bloco 4 com orientação nutricional sobre as quantidades de açúcar, sal e gorduras em alimentos industrializados. Orientação da utilização de temperos aromáticos como alternativa na redução do consumo do sal com distribuição de receitas. Há também uma feira e mostra de produtos dos grupos e empreendimentos de economia solidária de artesanato, alimentação, costura, economia da cultura e comercialização de produtos da agricultura familiar.

Siga a SDTE nas redes sociais