Artur participa de encontro de secretários do Trabalho em Salvador

 A cidade de São Paulo foi representada neste último final de semana pelo secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, na 98ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Trabalho (Fonset), que ocorreu em Salvador (BA). Artur, que também preside o Fórum Nacional de Secretários Municipais do Trabalho – (Fonsemt), participou da mesa de abertura, momento em que fez considerações a respeito da conjuntura do mercado de trabalho no Brasil.

O secretário avaliou os níveis de desemprego, inflação e de atividade econômica (PIB,) desde 1995 até a presente data, mostrando que a situação atual é preocupante, porém sem comparação com outros períodos da história recente brasileira. Na oportunidade, reforçou a importância da centralidade do trabalho no novo modelo de desenvolvimento, que vem sendo construído no Brasil nos últimos 12 anos e da necessidade de integrar e articular as diversas iniciativas de políticas públicas existentes em várias áreas como Desenvolvimento Social, Educação e Desenvolvimento Agrário.

Artur ainda fez pontuações sobre temas que estão no foco do Fonsemt como o emprego formal, onde os principais desafios são o crescimento econômico, a redução das taxas de juros, o combate a alta rotatividade da mão de obra no Brasil e a diminuição da informalidade; a economia solidária que deve ser tratada como estratégia de desenvolvimento; e o fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas, do microempreendedor individual (MEI) e das cooperativas, através de políticas públicas, utilizando como instrumento as compras públicas como desenvolvimento local e inclusão social.

“Para atingir esses e outros objetivos é fundamental a aprovação dos projetos de lei em discussão no Congresso e no governo federal, que tratam da Política Nacional de Economia Solidária e o projeto de reestruturação do Sine (Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda)”, salienta o secretário.

Após a mesa de abertura, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) fez uma apresentação dos dados do Observatório de Trabalho e Emprego.

Estiveram presentes também no encontro, o ministro do Trabalho e Emprego, Miguel Rossetto, o secretário Nacional do Trabalho, José Lopes Feijóo, o presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), Virgílio Carvalho e a coordenadora do Dieese, Ângela Schwengber, entre outras autoridades.

Siga a SDTE nas redes sociais: