São Paulo formaliza 1ª Compra do PAA e assina cooperação para criação de Rede Metropolitana de Banco de Alimentos

Por: Viviane Claudino

Primeira compra do município de São Paulo pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, foi formalizada na terça-feira, 15. Evento realizado pela Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) reuniu produtores de diversas regiões do estado, além de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e de prefeituras da região metropolitana – Santo André, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Mauá e Osasco – que assinaram termo de cooperação para a criação da Rede Metropolitana de Banco de Alimentos.

Ao todo, R$ 3,2 milhões serão utilizados, até maio de 2016, para a compra de produtos mais saudáveis, provenientes de aproximadamente 600 agricultores familiares de Parelheiros, Juquiá, Promissão, Guareí, Presidente Epitácio, Biritiba Mirim, entre outras regiões. Os alimentos da compra do PAA do município serão distribuídos, gratuitamente, às famílias atendidas pelas entidades cadastradas no banco de alimentos.

Para o secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), Artur Henrique, as ações fortalecem as políticas públicas de segurança alimentar que estão sendo implementadas em São Paulo desde o início da atual gestão. “A cidade ficou há oito anos sem dar atenção a isso. Esse é um dia muito especial, não só pela troca de experiências que ocorrerá entre os municípios, com a criação desta rede de banco de alimentos, mas especialmente para ajudar no combate à fome e à miséria, já que vamos garantir o acesso de alimentos saudáveis à população mais vulnerável.”

Para o diretor de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar do ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), André Grossi Machado, que esteva presente no evento, a articulação em redes é fundamental para o abastecimento de metrópoles que apresentam insegurança alimentar. “Temos um desafio grande nesta logística e essa estratégia, de cooperação de bancos de alimentos, fatalmente vai qualificar o abastecimento de alimentos aqui em São Paulo. É uma iniciativa maravilhosa pela integração de informações, estrutura e pessoal e um exemplo que queremos levar para outras grandes metrópoles”.

Dados do MDS apontam que, somente em 2014, o PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) compraram, juntos, da agricultura familiar R$ 1,4 bilhão. “Ainda é pouco perto do que a agricultura familiar pode fornecer, precisamos garantir que, no mínimo, 30% dos alimentos que os brasileiros consomem seja da agricultura familiar, que representa atualmente 30% do nosso PIB agropecuário”, conclui Machado.

O evento foi realizado no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), na Vila Maria, com a presença do secretário de Relações Internacionais e Federativas de São Paulo, Vicente Trevas, de representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e das prefeituras envolvidas. 

Siga a SDTE nas redes