Comemorações dos 83 anos do Mercadão Paulistano

O Mercado Municipal Paulistano completou 83 anos no mesmo dia do aniversário da cidade de São Paulo (25/1) e a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), através da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), organizou quatro dias de comemoração, todas realizadas no Salão de Eventos do Mercadão. Nos dias 22 e 23, cerca de 35 expositores da Economia Solidária representaram os segmentos de artesanato, costura e economia da cultura criativa. Diversos empreendedores das periferias das zonas norte, sul, oeste e centro que trabalham com música, arte, poesia, movimentos sociais apresentaram seus trabalhos no espaço.

Para a secretária municipal do Trabalho, em exercício, Darlene Testa, a iniciativa reafirma as ações da gestão municipal pela implementação de politicas públicas que articulem a segurança alimentar e nutricional com o desenvolvimento sustentável, local e solidário. “Abrimos as comemorações dos 83 anos do Mercado Municipal Paulistano com a feira da economia solidária, pois acreditamos em uma nova concepção de desenvolvimento e de sociedade, que se articula sobre o eixo fundamental da participação e solidariedade”, afirmou.

No domingo, 24, a bateria da Vai-Vai deu um show cheio de energia e alegria para os que estavam presentes no espaço. Os parabéns no ritmo do samba colocou todo mundo para dançar e homenagear o Mercadão e a cidade. A festa começou a partir das 13h com direito a bolo de aniversário. O sambista Thobias e os passistas da escola dividiram o palco com os convidados Osvaldinho da Cuíca e Germano Mathias, ícones do samba paulista.

A Banda Vinil Chic, entrou às 15h e levantou o público com sucessos dos anos 80 e 90. O casal Alexandre, 49, e Valéria Arruda, 41, prestigiaram os shows: “Ter uma experiência assim no Mercadão é muito importante culturalmente, já que o espaço é uma referência para a cidade”, pontuou Alexandre.

Na segunda-feira, 25, o show ficou por conta do projeto Música no Mercado (em parceria com o Sesc) com o cantor Rogério Rochlitz e Quarteto. O público pôde prestigiar os artistas, na Praça de Alimentação, ao som de canções de frevo e músicas instrumentais no repertório.

“É com muita satisfação e orgulho que organizamos todas essas festividades, tanto a Feira da Economia Solidária, que tem como objetivo fomentar o comércio justo à população, como as apresentações musicais para o público. Queremos que o mercado seja cada vez mais solidário e democrático”, afirmou o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional, Marcelo Mazeta.

Durante as festividades, mais de 50 mil pessoas passaram pelo Mercadão.

Siga a SDTE nas redes