Pesquisa revela o perfil social, racial e de gêneros dos 200 fornecedores da Prefeitura

Apuração pioneira na cidade busca os traços dos funcionários e líderes das principais empresas parceiras do município

Por: Itália Merenna

O secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, acompanhou nesta terça-feira, 28, a divulgação da pesquisa sobre o Perfil Social, Racial e de Gêneros dos 200 Fornecedores da Prefeitura de São Paulo. O levantamento dos dados foi realizado pelo Instituto Ethos em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR). O professor Hélio Santos e a redatora da apuração, Marcilene Garcia, realizaram a apresentação dos resultados.

Especificamente na área de incentivo à participação de negros, 86% do quadro de funcionários das empresas entrevistadas, não possuem medidas para apoiar e ampliar a presença de afrodescendentes, contra 6% dos órgãos que contém políticas com metas e ações planejadas.

Para o secretário Artur Henrique, é necessário ampliar o acesso destes perfis no mercado de trabalho. “Gostaria de chamar a atenção destas empresas para que elas utilizem os serviços gratuitos oferecidos pela administração pública, como o CATe (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo). É um benefício para ambos os lados, do contratante e do contratado. Como também o projeto Bolsa Cursinho, onde a população mais vulnerável recebe um auxílio para trabalhar sem precisar abandonar os estudos”, afirma Artur Henrique.

Entre as autoridades presentes estavam a vice-prefeita Nádia Campeão, o presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão, o secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maurício Pestana, e secretária de Política para as Mulheres, Denise Dau.

Siga a SDTE nas redes