SDTE realiza oficina para jovens do Projeto Juventude Viva no CATe LUZ

Por: Damaris Rodrigues

Na última quinta-feira, 28, o CATe, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), realizou a oficina de formação com o tema Trabalho e Educação. Cerca de 50 jovens bolsistas do Projeto Juventude Viva – coordenado pela secretaria municipal de Direitos Humanos e Cidadania. A ação tem o objetivo de promover debates com assuntos voltados ao trabalho entre os jovens que participam do projeto e residem em diversas regiões. Durante os encontros, os participantes discutem temas como inserção no mercado de trabalho, empreendedorismo, economia criativa e solidária, entre outros.

O participante, Matias Antonio de Oliveira, falou sobre a importância de iniciativas como essa ligadas diretamente ao público jovem. “A gente consegue quebrar o paradigma social de que tudo é uma coisa só e ter uma visão mais aprofundada do que acontece na nossa própria região e com pessoas da mesma faixa etária”.

A oficina também ajuda os jovens com técnicas de comunicação, dicas para melhorar a timidez e de comportamento. “Foi legal porque a oficina ensinou a gente a se apresentar para as pessoas demonstrando confiança, assim a gente pode se preparar melhor para o mercado de trabalho. Além de incentivar diversos jovens mais carentes a procurarem sempre o desenvolvimento pessoal e profissional”, ressaltou o participante Estéfani Carlos Lopes.

As oficinas é uma iniciativa da Coordenadoria do Trabalho da SDTE. O objetivo é a formação de 115 jovens, beneficiários do Programa Bolsa Trabalho, que poderão atuar nas regiões em que residem, sempre articulando planos para melhora social e cultural do local. A implementação de ações de prevenção à violência, ao racismo e à exclusão da juventude negra e de periferia também fazem parte das metas do projeto.

Importante ressaltar que essa oficina de formação não está aberta ao público; somente para os beneficiários participantes do Programa Bolsa Trabalho da SDTE.

 

 

Siga a SDTE nas redes