Agriculturas Paulistanas será lançado na quarta, 2, em Parelheiros

Programa Intersecretarial tem entre os objetivos fortalecer a atividade produtiva e a agricultura familiar na região, além de promover o desenvolvimento local com geração de trabalho e renda. Na ocasião também será feita a entrega da Patrulha Agrícola aos produtores

Por: Viviane Claudino

O Programa Agriculturas Paulistanas será lançado na próxima quarta-feira, 2, às 10h, na Subprefeitura de Parelheiros. O objetivo é fortalecer a atividade produtiva e a agricultura familiar na região, além de promover o desenvolvimento local com geração de trabalho e renda.

Na ocasião, também será feita a entrega da Patrulha Agroecológica Mecanizada, adquirido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), para os produtores rurais da zona sul, a fim de estimular a produção agrícola e auxiliar no preparo e conservação de solos. O maquinário permitirá o transporte de insumo para projetos estratégicos e reduzirá o trabalho envolvido em operações como plantio de mudas e reflorestamento de áreas de proteção ambiental.

As ações do programa também incluem o início das discussões para a implementação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – em cumprimento ao Plano Diretor Estratégico (PDE) do Município de São Paulo – com a realização e divulgação da Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, a fim de elaborar propostas para subsidiar o plano. Também está previsto o início das atividades na Sala da Cidadania, a partir do dia 3, para atendimento aos produtores que necessitam realizar serviços cadastrais junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O Agriculturas Paulistanas é uma programa Intersecretarial – desenvolvido pelas secretarias municipais do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), do Verde e Meio Ambiente (SVMA), de Serviços (SES), de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e de Coordenação das Subprefeituras (SMSP) – que também visa proteger e recuperar os recursos hídricos e a biodiversidade, estimular a reutilização de resíduos orgânicos através de processos de compostagem, provendo insumos para a agricultura, além de aumentar a oferta de produtos agroecológicos para os paulistanos, promovendo a economia solidária e a segurança alimentar.

 

 

Siga a SDTE nas redes