Mercado Municipal Pinheiros apresenta novos sabores

Abertura de cinco novos boxes, administrados pelo o Instituto ATÁ, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, valoriza diversidade brasileira

Por: Viviane Claudino

A Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, através da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), apresentou nesta terça, 1º de março, a revitalização do Mercado Municipal Pinheiros, com a abertura de cinco novos boxes, administrados pelo o Instituto ATÁ, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

A iniciativa faz parte do programa Fortalecimento da Diversidade Gastronômica na Cidade de São Paulo, pela valorização de ingredientes da cozinha brasileira. Os novos boxes serão ocupados por produtores e representantes de associações da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Pampas, que vão orientar os visitantes sobre os produtos comercializados.

"Ainda temos uma cultura de desvalorização da nossa terra e precisamos ampliar as possibilidades de se conhecer e valorizar cada vez mais os produtos e a riqueza brasileira", disse o secretário Artur Henrique. “É a primeira vez que nosso povo indígena vai expor e vender nossos produtos nesta cidade grande. Para nós é uma honra, trazer produtos tão valiosos, que vem da natureza para todos nós”, completa o presidente da Associação Terra Indígena Xingu, Yakari Kuikuro Mehinako, um dos representantes dos permissionários dos novos boxes.

Para o prefeito Fernando Haddad, presente no evento, além de promover o consumo de produtos brasileiros e valorizar os ingredientes e sabores do nosso país, o projeto enriquece ainda mais a diversidade gastronômica paulistana. "Esse é um projeto voltado à cidadania que enriquece a variedade cultural de São Paulo".

O novo espaço também será utilizado para cursos, demonstrações e degustações, além de manifestações artísticas e intervenções de artistas plásticos.

Este é o primeiro passo para o processo de revitalização dos mercados municipais, feiras e sacolões. “Dentro do modelo de desenvolvimento que queremos para a cidade, prezando pelo diálogo, parceria e participação de todos os atores, essa é uma ação de extrema importância dentro da política de segurança alimentar e nutricional”, disse Artur.

O Termo de Cooperação, entre a Prefeitura de São Paulo e o Instituto ATÁ, foi formalizado em novembro de 2014 e as obras realizadas no Mercado de Pinheiros, para o processo de revitalização, incluíram a reforma do deck, pintura interna e externa e manutenção da rede hidráulica e elétrica. Com a iniciativa, o mercado passa a contar com 45 boxes e os mais variados produtos para os consumidores.

Além do prefeito, estavam presentes os secretários de Comunicação, Nunzio Briguglio, de Cultura, Nabil Bonduk, o chef Alex Atala, a subprefeita de Pinheiros, Harmi Takiya e o representante dos permissionários do Mercado de Pinheiros, Alexandre dos Santos.

 Siga a SDTE nas redes