Oficina de Culinária no Mercado da Lapa reúne 32 participantes

Oferecidos pela Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), os cursos visam ampliar as possiblidades na geração de renda da população

Por: Danilo Guerra

A oficina de Iniciação Culinária, que ocorreu entre os dias 4 e 8 de abril, reuniu 32 alunos, no Mercado Municipal da Lapa, para aprender as principais técnicas gastronômicas utilizadas na preparação de receitas. O curso foi ministrado pelo professor e gastrônomo Wander Guidugli, que leciona diversos cursos de culinária no mercado desde 2009, com o auxílio de estudantes de gastronomia.

O programa totalizou uma carga de 20 horas, abordando técnicas de cortes, cozimento, empanamento e de frituras, com receitas de carnes, peixes, aves, grãos, legumes, entre outros. Os alunos viram no curso uma oportunidade de aplicar novos conhecimentos no cotidiano, seja em casa ou nos negócios.

A aluna Gabriela Danquiama, por exemplo, trabalha com preparação e vendas de pães rústicos e acredita que “apesar de já atuar no ramo alimentício, o curso foi importante para aprender novas técnicas que ainda não conhecia, e que agora, posso utilizar em minha empresa”.

Segundo o professor “a maior parte dos alunos são, de fato, iniciantes, e utilizam o aprendizado nas suas casas como hobby, mas há também alguns que atuam na área ou desejam abrir um negócio futuramente”. Guidugli ainda comenta que “o mais importante para todos aqui não são os ingredientes, mas apreender as técnicas, já que a partir delas é possível desenvolver diversas receitas”.

O curso, dividido em cinco dias, começou com o tema “higiene e nutrição de alimentos”, assunto abordado pela equipe nutricional da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN). Os temas seguintes foram “Cortes: a finalidade da receita”, “Grãos”, “Aves: técnicas de fritura”, “Peixes: empanamento e cozimento” e “Carnes: assados e cozidos”.

O curso é uma realização da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), através da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) e visa ampliar as possiblidades na geração de renda da população.

Siga a SDTE nas redes