Semdet capacita jovens e adultos em gastronomia na Zona Leste

Texto: Priscilla Cardoso

Na busca pela qualificação de profissionais para o mercado de trabalho, a Semdet – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, em parceria com o Bompar – Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, criou o projeto Fábrica Gastronômica Bompar/Tabor, que irá capacitar mão de obra para área alimentícia.

O curso de capacitação da Fábrica Gastronômica tem suas aulas direcionadas para as áreas de Gastronomia e Nutrição, com a formação em salgadeira. É voltado para os moradores da cidade de São Paulo que tenham mais de 18 anos e estejam desempregados, sem receber seguro-desemprego, com uma renda familiar menor que meio salário mínimo, e que estejam cursando ou tenham terminado o ensino fundamental.

Todo o material das aulas e os professores são oferecidos pelo Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e as aulas serão ministradas no Centro Educacional Comunitário Tabor, sede do Bompar, no Jardim São Gonçalo, Zona Leste de São Paulo. A Semdet, por meio do POT – Programa Operação Trabalho, fornecerá aos alunos um auxilio pecuniário no valor mensal de R$ 357.

As aulas para os 40 beneficiários terão início dia 15 de outubro com carga horária de 160 horas em três módulos: Mundo do Trabalho – fará o desenvolvimento de posições éticas e sustentáveis, relacionando o papel do homem como profissional e cidadão, atrelando ao reconhecimento empreendedor, à criação do próprio negócio; Gestão de Carreira – identificará o trabalhador em seu exercício, fazendo perspectivas futuras, planos de desenvolvimento e metas, a fim de ampliar as possibilidades de sucesso; e na terceira, e principal etapa, Salgadeira – serão ensinadas técnicas de fabricação e armazenamento em pequena e larga escala, adequando preço, produção e lucratividade. Os alunos aprenderão a fazer salgados, como coxinha, risolis e pastéis, na área de doceria, bolos confeitados, tortas e outros produtos voltados para confeitaria.