CAT divulga serviços na Equipotel

Texto: Isabela Meleiro

Terminou no dia 16 a Equipotel, a maior feira de hotelaria e gastronomia da América Latina. A Semdet – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, está com um estande, para orientar e divulgar serviços oferecidos pelo CAT – Centro de Apoio ao Trabalho, como intermediação de mão de obra, capacitação e qualificação, habilitação de seguro-desemprego, entre outros. Um dos principais objetivos da participação do CAT é criar vínculos empregatícios com expositores e visitantes, e, assim, aumentar o banco de vagas de emprego disponíveis aos trabalhadores.

De acordo com a consultora do CAT Lapa, Soraya Marinelli, o estande na Equipotel é mais um meio de divulgação de serviços. Ela explica que a repercussão pode não ser imediata, mas ao saber do trabalho gratuito oferecido, empregadores e expositores posteriormente procuram os postos de atendimento para atuar na intermediação de contratação.

O representante comercial da Savana Alimentos – Carne de Cordeiro, Eduardo Gazaffi, ao visitar o estande, comentou que a empresa encontrou dificuldades de contratar quando abriu uma unidade na região do Butantã, tendo de recorrer a trabalhadores do Grande ABC. Por esse fator, se disse interessado em utilizar o serviço do CAT, que além de intermediar a contratação, agilizará o processo.

Para a consultora, a feira mostrou uma característica peculiar, diferentemente das outras que a Semdet participou, pois muitas pessoas estão buscando o estande para pedir por vagas de emprego. “A intenção é trazer o cadastro de trabalhadores e a intermediação de mão de obra aos próximos eventos”, afirma.

Gislene Araújo Monteiro, de 36 anos, fez questão de procurar os representantes da Semdet e parabenizá-los pelo serviço. Há algum tempo, encontrava-se desempregada e foi até o CAT Itaquera procurar por um emprego. Foi muito bem atendida, conseguiu trabalho como camareira, e hoje, além de estar se capacitando na área, atua como voluntária ensinando a enfeitar camas.