Zeladores de praças iniciam curso de qualificação profissional

Durante a capacitação serão utilizados recursos para a promoção do conhecimento que contempla conservação de praças

Por Itália Merenna

Na última terça-feira, 3/5, no Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental, cerca de 30 beneficiários participaram da aula inaugural do curso de qualificação em jardinagem e zeladoria de praças do projeto Praças Mais Cuidadas. O módulo terá duração de três meses e as aulas serão realizadas nas praças da Sé e da República. A parceria é da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) com a Associação Reciclázaro e o Instituto Cyrela.

A proposta é oferecer cursos de zeladoria para pessoas em situação de rua, atendidas do Programa Operação Trabalho (POT) da SDTE, incluindo ações de empregabilidade. O curso prevê a realização de atividades de botânica, conservação da fertilidade do solo e técnicas de adubação, a manutenção de equipamentos públicos, educação financeira, empreendedorismo e cooperativismo.

Para o coordenador do Trabalho da SDTE, José Trevisol, a partir do momento que as praças transformam-se em locais harmoniosos, os visitantes têm a iniciativa de mantê-las mais conservadas. “Com as atividades dos zeladores nesses espaços, quem usufrui acaba desenvolvendo as mesmas atitudes, melhorando até a qualidade de vida”.

Estavam presentes a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer; o diretor executivo do Instituto Cyrela, Aron Zylberman e a supervisora técnica de Qualificação da SDTE, Mariana Piazzola; o fundador e presidente da Associação Reciclázaro, padre José Carlos e o subprefeito da Sé, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves.

Siga a SDTE nas redes sociais