Oficina sobre Empreendedorismo orienta participantes a abrirem o próprio negócio

Por: Damaris Rodrigues

Empreender nada mais é do que saber identificar oportunidades, desenvolver ideias e transformá-las em um negócio lucrativo na prática. Mas para algumas pessoas, gerenciar ou iniciar o negócio próprio pode ser um tanto complicado, ainda mais se faltar informações básicas de como dar os primeiros passos em busca da geração de renda própria. A próxima Oficina de Orientação ao Trabalho do CATe vai falar exatamente sobre Empreendedorismo – um dos temas em alta na atualidade. O encontro acontecerá na quarta-feira, 25/5, das às 9h às 10h. Nessa oficina, os participantes recebem dicas de como gerir um negócio próprio, formas de empreendimento, regularização, exigências, economia solidária, direitos e deveres e orientações gerais ao microempreendedores que buscam uma oportunidade de negócio próprio ou ainda atua na informalidade.

Segundo estudos divulgados, 4 em cada 10 brasileiros adultos possuem uma empresa ou estão pensando em abrir uma. No ano passado, a taxa de empreendedorismo foi de 39,3%, segundo o estudo, sendo o maior índice nos últimos 14 anos. Na comparação internacional, o país também se destaca: o número de habitantes empreendedores é maior do que a da China (26,7%), por exemplo. Esses dados mostram que esse tipo de ação é essencial para o desenvolvimento econômico e social do país, além de ser por meio dele que as empresas buscam inovação e formas de transformar conhecimentos em novos produtos.

“Oficinas de orientação são fontes de informação que as pessoas devem buscar no momento da decisão de abrir um pequeno negócio – que é uma tarefa que exige muita dedicação e capacidade de gestão. Sem orientação, a chance dos problemas aparecerem aumenta muito. E o objetivo do CATe é orientar o máximo possível esses futuros microempreendedores”, afirma a selecionadora, Graziela Vieira.

Para participar das oficinas ou utilizar os serviços do CATe, é necessário apresentar o RG, CPF, carteira de trabalho e o número do PIS. Interessados em formalizar o negócio próprio, podem comparecer a uma unidade fixa do CATe, das 8h às 17h e procurar os serviços de orientação ao MEI. Mais informações no www.prefeitura.sp.gov.br/mei

Confira as unidades dos CATes participantes: Cidade Tiradentes - Rua Milagre dos Peixes, 357e | Guaianases - Rua Salvador Gianetti, 271 | Interlagos – Av. Interlagos, 6.122 | Itaim Paulista - Av. Marechal Tito, 3.012 | Itaquera - Rua Augusto Carlos Bauman, 851 | Jabaquara – Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2.314 | Lapa I - Rua Guaicurus, 1.000 | Luz – Av. Prestes Maia, 913/919 | Pirituba – Av. Dr. Felipe Pinel, 12 | Santana I - Rua Voluntários da Pátria, 1.553 | São Mateus I – Av. Mateo Bei, 1.641

Siga a SDTE nas redes