Em benefício à população de rua, ação oferece oficinas de orientação ao trabalho, cadastro e monitoramento para vagas de emprego

Serviço como busca de vagas de emprego será realizado das 9h às 16h30, até esta sexta-feira, 10. As oficinas de orientação serão das 10h às 11h e das 14h às 15h

Por Andréa Garbim

Até esta sexta-feira, 10/6, das 9h às 16h30, o CATe da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) participa da ação ‘Pop Rua’ em parceria com as secretarias de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). O objetivo da iniciativa é levar políticas públicas de trabalho, emprego e renda para população de rua da cidade de São Paulo. O projeto é uma primeira experiência, da Coordenadoria do Trabalho/SDTE, resultante das discussões e encaminhamentos do Comitê Municipal de Políticas Para a População de Rua – do qual participam também representantes da sociedade civil organizada.

O serviço consiste em realizar uma triagem e o cadastramento (no Portal Mais Emprego) dos trabalhadores em situação de rua e iniciar a preparação para acesso ou retorno dessas pessoas ao mercado de trabalho por meio das oficinas que serão realizadas. No momento do cadastro, havendo compatibilidade de perfil do candidato com as vagas disponíveis, poderá ser emitida a carta de encaminhamento para entrevista de acordo com a avaliação da equipe de selecionadores do CATe. É importante destacar que a partir das informações obtidas, será iniciada uma fase de monitoramento para futuros encaminhamentos para vagas de emprego.

O atendimento será realizado nas unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua (Centro Pop) da SMADS, com os seguintes serviços: emissão da carteira de trabalho, cadastramento de vagas de emprego no Sistema Mais Emprego e consulta de perfis de vagas – esses serviços serão oferecidos das 9h às 16h30. Já as Oficinas de Orientação ao Trabalho serão realizadas em dois horários diferentes durante toda a semana: das 10h às 11h e das 14h às 15h – com os temas Elaboração de currículo, entrevista de emprego e apresentação pessoal.

Os centros Pop são unidades públicas onde se ofertam serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva.

“Trata-se de uma iniciativa dentro de um conjunto de ações que estão sendo discutidas no âmbito do comitê de aproximação da população de rua, com o objetivo de oferecer oportunidades de emprego a essa população. O projeto está comtemplado dentro dos objetivos da SDTE que visam a promoção de um novo modelo de desenvolvimento para a cidade de São Paulo com mais inclusão social”, salientou o membro do Comitê, Eder Lima/SDTE.

Confira a programação do atendimento durante a semana:

Segunda e terça | 6 e 7 de junho
Pop Santana | Rua Banco das Palmas, 361

Quarta-feira, 8/6
Pop Mooca | Rua Cajuru, 362

Quinta-feira, 9/6
Centro de Acolhida Prates I | Rua Prates, 1.101

Sexta-feira, 10/6
Pop Vila Maria | Avenida Zaki Narchi, 600

Siga a SDTE nas redes sociais