Festa junina no Espaço Cultural Tendal da Lapa celebra economia solidária em São Paulo

Redes solidárias do projeto Economia Solidária SP como Estratégia de Desenvolvimento comandaram atrações

Por Nathalia Marangoni

O Arraiá do Tendal, festa junina promovida pelo Espaço Cultural Tendal da Lapa, teve entre suas principais atrações as redes de economia solidária apoiadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) em convênio com a Unisol Brasil, do projeto Economia Solidária SP como Estratégia de Desenvolvimento.

Empreendedores solidários de alimentação, artesanato, costura e marcenaria comercializaram seus produtos em ritmo junino, trazendo muita diversidade e preços acessíveis aos visitantes da feira. Pela primeira vez, a Rede de Artesanato Solidário SP e a União dos Sabores Solidários compartilharam um caixa único, onde os consumidores puderam trocar seu dinheiro por uma moeda única chamada Sol, criada com o objetivo de facilitar a prestação de contas de cada empreendimento depois do evento.

Maria Francisca Martins, do empreendimento Mãos na Massa, mostrou-se feliz por fazer parte de uma rede solidária. Segundo ela, em rede, é possível criar um fundo coletivo, no qual os empreendimentos ampliam suas possibilidades de compra de matéria prima antecipada para a participação de eventos e também dão apoio e amparo aos empreendedores mais jovens do coletivo.

Os benefícios conquistados em rede também foram elogiados por Marcílio Costa Junior, do Encadernação Manual Arte & Inclusão, empreendimento que promove geração de renda e autonomia para pessoas em situação de rua. Segundo ele, desde que o coletivo entrou na rede solidária, as oportunidades de comercialização têm crescido.

"Tivemos uma ótima experiência na Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar do Anhangabaú, onde vendemos muitos cadernos, agendas e outros materiais encadernados. Estamos participando da Festa Junina do Tendal da Lapa com a expectativa de que o resultado também seja positivo", afirma.

Durante a introdução do Arraiá do Tendal, a coordenadora do Espaço Cultural Tendal da Lapa, Eliete Ventura, destacou a presença de empreendimentos econômico solidários na feira. Segundo ela, o espaço cultural tem "um compromisso com um projeto cultural que favorece as parcerias, a diversidade e a alegria".

Unidos em rede, os empreendedores se fortalecem e também facilitam o processo de incubação realizado por educadores do projeto "Economia Solidária SP Como Estratégia de Desenvolvimento". A iniciativa promove formações técnicas e reuniões periódicas com as redes, a fim de que seus negócios e produtos sejam impulsionados e, desta forma, sejam criadas mais oportunidades de comercialização em feiras e eventos.

Sobre o projeto
O projeto "Economia Solidária SP Como Estratégia de Desenvolvimento" foi iniciado em 2014 com o objetivo de gerar subsídios para a elaboração de uma Política Pública de Economia Solidária para o município de São Paulo.

Fruto do convênio entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) e a União das Cooperativas e Empreendimentos Solidários (UNISOL), o projeto mapeou empreendimentos e coletivos que atuam nesta forma alternativa de economia na capital paulista e os reuniu em redes, de modo a melhor atender suas especificidades e necessidades de formação.

As formações foram iniciadas com a criação da Incubadora Pública de Empreendimentos Econômicos Solidários, equipamento coordenado pela Coordenadoria do Desenvolvimento Econômico da SDTE, e que tem por objetivo apoiar e assessorar a criação e expansão de grupos e empreendimentos da Economia Solidária.

São considerados empreendimentos populares e solidários aqueles organizados sob a forma de cooperativas, associações e grupos comunitários para a geração de trabalho e renda, incluindo iniciativas que adotem o princípio da autogestão, redes solidárias, formalizados ou em fase de formalização.

Para ver mais fotos do evento, clique aqui

Siga a SDTE nas redes sociais