Fórum Social Mundial termina domingo com debates sobre migrações

Lei que institui Política Municipal para População Imigrante em São Paulo foi assinada na abertura das conferências

Por Solange Borges

Até domingo, 10, o público terá acesso a diversos debates organizados pelo VII Fórum Social Mundial das Migrações, realizado na Faculdade Zumbi dos Palmares e Centro Esportivo e de Lazer Tietê, região norte de São Paulo, com o tema “Migrantes construindo alternativas frente à desordem e a crise global do capital". O evento foi aberto quinta-feira, 7, com a presença de autoridades e representantes de entidades, que destacaram a importância do evento que discute, entre outros assuntos, os direitos e o respeito a essa população e de refugiados.

Na ocasião, ocorreu a assinatura de uma nova lei municipal que garante direitos para a população imigrante presente na cidade de São Paulo. A lei prevê a criação de um Conselho Municipal e a institucionalização do Centro de Referência de Acolhida ao Imigrante (CRAI). As medidas tratam, entre outras ações, da inclusão, e da participação social dessa população.

A capital paulista foi escolhida como sede do Fórum Social por ser a primeira cidade da América Latina a criar políticas públicas específicas para migrantes e ser um dos principais eixos de migração no continente americano.

O secretário Artur Henrique participou da abertura e estará presente também amanhã, 9, na oficina “Construção de Políticas Públicas Municipais para Migrantes Experiências da cidade de São Paulo”, promovida pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, em conjunto com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, das 16h às 18h, na sala A1 da Faculdade. Na ocasião, as duas pastas apresentarão as ações da gestão municipal para migrantes e o público poderá participar do debate.

No local, haverá também uma tenda da Prefeitura de São Paulo com diversos órgãos divulgando as ações da gestão para a população migrante. O público também encontra feira gastronômica com alimentos de vários países, artesanato e apresentações culturais.

Serviço

VII Fórum Social Mundial das Migrações
Abertura Oficial: 7 de julho às 18h
Local: Auditório G1 do Centro Esportivo e de Lazer Tietê (Av. Santos Dumont, 843 – Armênia)
Conferências: 8, 9 e 10 de julho
Local: Faculdade Zumbi dos Palmares (Av. Santos Dumont, 843 –Armênia)
Outras Informações: 11- 2384-2275/79 e contato.fsmm2016@gmail.com
Programação: http://fsmm2016.org

Siga a SDTE nas redes sociais