29 pessoas em situação de rua aprendem atividades de zeladoria de praças

Curso de capacitação está dentro do Programa Praças Mais Cuidadas. A formatura desta turma será no próximo dia 14/7

Por: Danilo Guerra e Andréa Garbim

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), em parceria com a Associação Reciclázaro, promoveu o curso de qualificação ocupacional em jardinagem e zeladoria de praças para um grupo de 29 pessoas em situação de rua. Essa ação está dentro da programação de atividades do programa ‘Praças Mais Cuidadas’, que tem como objetivo auxiliar e promover a reinserção produtiva dos participantes.

O programa foi criado em dezembro de 2014 com o objetivo de zelar e recuperar a paisagem urbana, mantendo a biodiversidade existente, além de capacitar e inserir zeladores de praças no mercado de trabalho. A Associação Reciclázaro é uma instituição que constrói iniciativas inclusivas para a reinserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de ações socioambientais.

A última aula do curso ocorreu na terça-feira, 12/7, na Praça da Sé, onde os participantes utilizaram a roçadeira para aprender a aparar a grama do local. Durante 60 horas de curso, os alunos realizaram atividades de botânica, manutenção, manejo de solo, ecologia urbana, além de uma visita monitorada ao viveiro Manequinho Lopes e ao Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (CEFOPEA). Os participantes também receberam orientações gerais sobre empreendedorismo, cooperativismo, educação financeira, cidadania e ética.

A supervisora do Setor de Qualificação Geral da SDTE, Marlene Goldenstein, explica que o objetivo principal do projeto é a reinserção produtiva dos participantes. “Durante esses três meses de orientação, os técnicos da Reciclázaro capacitaram pessoas que precisavam de uma perspectiva de vida, proporcionando a elas uma oportunidade a mais de exercer uma nova atividade profissional que pudesse lhes gerar renda”.

A aluna, Luciana de Jesus Nascimento, 36, completou a capacitação e disse que aprendeu muito nesses últimos três meses. “Todo o conteúdo é novo para mim e as aulas de plantio e jardinagem foram as que mais me interessaram. Espero agora conseguir uma oportunidade nessa profissão”. Já o aluno João Carlos Camargo, 66, que participou do projeto na subprefeitura da Vila Mariana, conta que conseguiu aprender mais nessa nova edição. “Da outra vez, tivemos uma orientação do que é a jardinagem no geral e agora, fomos a campo e aprendemos como manusear as máquinas e isso fez toda a diferença. Aprender na prática foi bem proveitoso e eu acabei me interessando mais pela atividade de poda”.

“A importância do projeto está no que ele pode agregar ao morador de rua, não só com o subsídio que eles recebem para se manter, mas principalmente por meio da capacitação”, disse a coordenadora do projeto na Subprefeitura da Sé, Marta Gonçalves.

O programa Praças Mais Cuidadas é uma parceria entre as secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, do Verde e Meio Ambiente e de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo.

Siga a SDTE nas redes sociais