Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo participa do Ideas Camp, em Bogotá

Evento reuniu os 20 finalistas do Prêmio Mayors Challenge 2016, que receberam dicas para ampliar, fortalecer e refinar projetos selecionados antes da entrega final, em setembro

Por: Viviane Claudino

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), representada pela assessoria técnica da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), participou do Ideas Camp, evento realizado em Bogotá, Colômbia, para ampliar, fortalecer e refinar os projetos selecionados para o Prêmio Mayors Challenge 2016, da Bloomberg Philanthropies. A Prefeitura de São Paulo está entre as 20 finalistas da premiação, que busca iniciativas municipais que promovam o desenvolvimento urbano sustentável. A cidade concorre com o projeto “Ligue os Pontos”, um aplicativo para potencializar políticas públicas relacionadas à cadeia da agricultura, com a integração de produtores, distribuidores e consumidores.

O aplicativo deverá conectar as demandas da população – sejam individuais ou de empresas e restaurantes – à oferta dos produtores locais. Ao sistematizar essas informações e permitir o diálogo direto entre os agentes envolvidos, a plataforma digital permitirá a identificação de oportunidades de negócios de inovação social na produção, logística e comercialização. O aplicativo poderá ainda potencializar a inclusão social, por meio da agricultura e de toda a rede que advém dela, e o desenvolvimento local. A ideia é que a plataforma seja atualizada de forma direta e colaborativa.

Além de São Paulo, o Brasil está sendo representado nesta etapa final pelas prefeituras de Barueri, Corumbá, Curitiba e Rio de Janeiro, do total de 290 municípios inscritos. O vencedor do Mayors Challenge receberá o prêmio no valor de US$ 5 milhões para a implementação do projeto, que será realizado com o auxílio da equipe da Bloomberg Philanthropies, no prazo de dois a três anos.

Além da SDTE, o Ideas Camp, realizado nos dias 11 e 12 de julho, contou com a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e da São Paulo Negócios, que desenvolvem em conjunto a proposta para a plataforma digital. O prazo para reenvio do projeto se encerra em setembro de 2016

Incentivo à agricultura familiar

O incentivo à agricultura familiar e o plantio de orgânicos na cidade tem recebido o apoio da SDTE, em diversos programas desenvolvidos pelo Departamento de Agricultura e Abastecimento (DAA) da Cosan, entre eles o Agriculturas Paulistanas, que tem como objetivo estabelecer um ciclo de desenvolvimento sustentável na área rural da cidade.

Atualmente, de 448 km² de área do município de São Paulo cerca de 30% equivale à zona rural, com cerca de 40 mil habitantes, sendo que 60% dos produtores têm a agricultura como única fonte de renda.

O Agriculturas Paulistanas realiza um processo de mapeamento e de diagnóstico das propriedades rurais, oferecendo cursos de formação e a produção local será priorizada nas compras da Prefeitura, com fornecimento para a alimentação escolar, por exemplo. Com o programa, os agricultores contam gratuitamente com equipamentos de uma Patrulha Agrícola para ser utilizado, de maneira comunitária, no preparo e conservação de solos, para o plantio de mudas e reflorestamento de áreas de proteção ambiental.

Siga a SDTE nas redes sociais