Seminário discute importância do paisagismo e sustentabilidade na cidade

Texto: Gabriel Aquino
 

O projeto Fabrica Verde promoveu nessa quinta-feira, o 1º Seminário Teto Verde e Jardins Verticais que discutiu a necessidade do paisagismo para a cidade e a manutenção de um meio ambiente saudável. O evento contou com a presença de especialistas em paisagismo, botânica e alternativas sustentáveis.


Para a paisagista e artista plástica, Gica Mesiara, a natureza é importante para o bem-estar da cidade: “Estamos colhendo os frutos de nossas ações no meio ambiente, pois pensamos apenas no lucro. Não podemos esquecer que nossa maior riqueza são nossos recursos naturais,” afirmou Gica durante sua palestra.


O engenheiro agrônomo, Clóvis José Fernandes Oliveira Júnior, que falou sobre Propagação e Sustentabilidade de Plantas Ornamentais, destacou alternativas para o uso da jardinagem: “Os jardins não servem apenas para estética. Muitas pessoas não possuem condições necessárias para comprar alimentos orgânicos de qualidade, a alternativa é usar os jardins para gerar uma alimentação saudável”, sugere.

Outro assunto abordado por Oliveira Júnior, foram os jardins verticais: “A técnica dos jardins verticais havia sumido devido à falta de bons profissionais e está retornando nessa década, por isso, é preciso muito cuidado e preparação”.
Ao final do evento foi realizada mostra de paisagismo, dos alunos do Fábrica Verde – Unasp.


Fábrica Verde Unasp- O projeto, que é uma parceria da Semdet – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, com a Unasp oferece ensino prático e teórico, de jardinagem e paisagismo, para pessoas carentes da região de Campo Limpo, qualificando os participantes para o mercado, fornecendo bolsa-auxílio e formalização do empreendimento.