Primeiro dia de aula – Jovens Paulistanos recebe seus novos alunos

Jovens veem programa como oportunidade de crescimento profissional e ajuda para entrar no ensino superior

Texto: Priscilla Cardoso

Melhorar o currículo, entrar no mercado de trabalho, conseguir o primeiro emprego e ingressar na universidade nos cursos de direito, veterinária, paisagismo, fisioterapia. Essas são as metas e sonhos dos alunos que começaram na última segunda-feira, dia 18 de outubro, os cursos do Programa Jovens Paulistanos.

Criado em 2009 pela Semdet – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, o programa já formou mais de 9.000 pessoas e nesta sua 10° edição ofereceu mais de 2.700 vagas em cursos de qualificação profissional de diversas áreas – como informática, departamento pessoal e organização de eventos, para jovens de 16 a 20 anos.

Para a aluna de Departamento Pessoal, Michelle do Santos Batista, 18 anos, o curso se mostrou uma grande surpresa. “Gostei desta primeira aula. Percebi que não vou aprender só a trabalhar em um determinado setor, vou me desenvolver como pessoa, aprender como lidar com público e melhorar minha postura no ambiente de trabalho”.

Os cursos têm a duração de 80 horas, e as aulas, são ministradas por profissionais da área. Cada aluno, além das aulas, recebe material didático, um kit escolar (pasta, caneta, lápis, borracha e caderno), lanche e auxílio-transporte.
Inscrito no curso de Informática, Derick da Silva Barbosa, 17 anos, acredita que as aulas ajudarão na sua busca pelo primeiro emprego e no preparo para a universidade. “Nunca trabalhei registrado apenas temporário, como em uma loja de calçados por dois meses. Então, preciso melhorar meu currículo. Também já decidi o que fazer na universidade, quero cursar tecnologia da informação, e as aulas no Programa vão-me ajudar a conhecer mais sobre a área”.

Já para o aluno de Organização de Eventos, Waldir James Borges Barbosa de 20 anos, a iniciativa da Semdet de oferecer o curso foi ótima para que ele pudesse ir trabalhar no que realmente gosta. “Trabalhei quase dois anos como controlador de acesso em um mercado, mas agora quero concluir o curso para começar a trabalhar com algo que realmente eu goste e que me dê um futuro profissional. Quero fazer produção de shows, e futuramente trabalhar com Meio Ambiente, me formar em paisagismo”.