Profissão Cidadão capacitará jovens e adultos em áreas como Jardinagem e Hospitalidade e Lazer

Secretário Eliseu Gabriel participou de lançamento do programa que abre 3.500 vagas gratuitas

Por: Solange Borges

Com o objetivo de capacitar jovens (a partir dos 16 anos) e adultos para atuarem em diversos segmentos, principalmente o de serviços, a Prefeitura de São Paulo lançou o Programa Profissão Cidadão, que vai disponibilizar 3.500 vagas em cursos presenciais e à distância. Resultado de parceria entre os governos municipal e estadual e entidades do setor, os cursos terão início no próximo dia 10 julho e se estenderão até o final do ano.

Segundo o secretário municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), Eliseu Gabriel, o programa abre a possibilidade do cidadão se qualificar, sem burocracia, por meio de uma instituição tradicional no mercado: o Centro Paula Souza. “Essa parceria vem em um momento importante, em que as pessoas estão em busca da qualificação para conseguirem trabalho. Nos Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), administrados pela SMTE, nossos técnicos notam essa carência e essa ação intersecretarial contribuirá para aumentar a empregabilidade”, ressalta. O titular da pasta ainda destaca a atuação da equipe da SMTE, que pôde consolidar as ações na busca de parceiros.

As prefeituras regionais serão responsáveis pela divulgação e identificação do público interessado nos cursos como jardinagem, hospitalidade e lazer, orientações para gerir empresas, entre outros. O programa ainda prevê para 2018 capacitações na área de tecnologia como manutenção de computadores, tablets e smartphones e no setor de gastronomia. 

O prefeito João Dória enfatizou a prioridade da gestão que é a geração de empregos e oportunidades. “Há poucos dias celebramos o primeiro mês do Empreenda Fácil em funcionamento, mostrando a importância das parcerias na capital que resultou na redução de 128 dias para sete na abertura de novas empresas. Essa e outras ações da prefeitura, com as privatizações que pretendemos implementar, visam impactar positivamente, gerando novos negócios”, reforça.

Foto: Leon Rodrigues/SECOM

Foto: Leon Rodrigues /SECOM

Para o secretário de Relações Governamentais, Milton Flávio, a parceria com o governo do Estado e as entidades que se interessaram em aderir ao Profissão Cidadão agrega valor ao programa e não gerará custos à administração pública. “Não serão apenas cursos que capacitam para a busca de empregos, mas também que auxiliam a empreender. São por volta de R$ 3,6 milhões em investimentos dos parceiros, que entendem à necessidade de contribuir com a cidade”, destaca.

Sebrae, Associação de Comida e Bebida de Rua de São Paulo (Acorsp) e sindicatos de hotelaria, bares e restaurantes (Sindhotéis, Sindresbnar e Fhoresp) são parceiros do Programa.
Estiveram presentes ao evento de lançamento a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá; representando o governador Geraldo Alckmin, o secretário chefe da Casa Civil, Samuel Moreira; secretários municipais de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, da Assistência e Desenvolvimento Social, Felipe Sabará, de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, entre outras autoridades.

Foto: Leon Rodrigues /SECOM

Foto: Leon Rodrigues /SECOM


Calendário julho e agosto

10 de julho – Jardinagem (Prefeitura Regional do Ipiranga e Prefeitura Regional do Butantã)
Curso de Hospitalidade e Lazer (Prefeitura Regional de Santo Amaro)

A partir de 10 de julho
Check-Up Empresas – Sebrae

07 de agosto
Jardinagem - Prefeitura Regional de Santo Amaro
Panificação - Prefeitura Regional do Jabaquara

14 de agosto
Imagem Pessoal - Prefeitura Regional do Butantã

Siga a SMTE nas redes sociais