Audiência pública debate a desestatização de mercados e sacolões

Série de encontros na Câmara Municipal abre oportunidade para a população conhecer o programa da Prefeitura que visa melhorar os serviços públicos e reduzir custos.

Por: Solange Borges

A relação do paulistano com os mercados e sacolões municipais é antiga e afetiva, tendo muitos visitantes uma história para contar de sua experiência ao visitar alguns dos 31 espaços de compras espalhados pela capital. Alguns como o Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, com 84 anos, está entre os pontos turísticos mais visitados da cidade, recebendo uma média de 40 mil pessoas por semana.

São esses equipamentos públicos, administrados pela SMTE, que passam a ser o foco de debates na Câmara Municipal, em uma série de audiências públicas, que teve início no dia 25 de julho. O legislativo tem realizado encontros para esclarecer à população e receber contribuições sobre o programa de desestatização da Prefeitura de São Paulo.

Com expressiva participação de permissionários que atuam em unidades como os da Lapa, Penha, Tucuruvi, Central, dentre outros, a primeira audiência foi uma oportunidade para a troca de informações entre os comerciantes e membros do legislativo e do executivo.

“Queremos valorizar esses espaços que têm uma função social importante na cidade, mas que necessitam de modernização em vários aspectos, como os de infraestrutura. Todo esse processo passa pelo respeito às histórias que ali foram construídas pelos permissionários, sem perder o foco para os novos conceitos que agregam ao ato da compra uma experiência, além do estimulo a geração de riqueza no município”, disse a secretária de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, que foi convidada para a audiência pública.

A titular da pasta destacou que os mercados já eram de seu interesse no período que esteve como vereadora, agora licenciada. “Ainda irei conhecer todos, pois cada um tem a sua vocação e uma relação com a região em que atuam. Não podemos deixar esses aspectos em um segundo plano. Nesta audiência, estamos tratando das possibilidades de concessão e esclarecendo que ainda receberemos estudos para ter uma melhor visão desse cenário”, acrescenta.

Em 7 de agosto foi realizado o segundo encontro das audiências públicas sobre a concessão dos mercados municipais. A secretária aproveitou a oportunidade e convidou todas as associações e cooperativas de permissionário a participarem da construção de um projeto, que contribua para o programa de desestatização. "É essencial que vocês participem dando ideias a esse novo modelo de administração. Ninguém melhor do que vocês, que vivem há anos no setor, para traçar projetos".
Na audiência foram discutidas as próximas etapas do programa, que inclui o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que consiste em um documento de projetos e ideias para o programa de concessão dos mercados.
 

 

Clique aqui e veja as fotos do evento.

Siga a SMTE nas redes sociais