CAT Itinerante supera expectativas

Texto: Maria Quitéria Joaquim

 O CAT Itinerante – Tenda do Trabalhador, espaço móvel da Semdet- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, superando as previsões iniciais, já atendeu cerca de 1,3 mil pessoas em apenas oito dias de funcionamento.

A Tenda do Trabalhador presta serviços de intermediação de mão de obra intermediação de mão de obra, habilitação ao Seguro-Desemprego, emissão de Carteira de Trabalho, inclusão de pessoas com deficiência e desempregados no mercado de trabalho, microcrédito, por meio do Banco São Paulo Confia, agendamento de conciliação entre credor e devedor, cursos de qualificação profissional, orientação de como elaborar currículo e laboratório de informática.

De acordo com Vanessa Ribeiro, supervisora do CAT, desde o primeiro dia, o movimento tem atingido as expectativas. Foram 954 pessoas em busca de emprego, 41 solicitações do benefício do Seguro-Desemprego, 143 emissões de Carteira de Trabalho, 52 consultas de conciliação de dívidas, 17 orientações como ser um microempreendedor e 32 solicitações de empréstimos ao São Paulo Confia. “Mesmo no final de ano, nosso espaço permaneceu lotado, com uma média diária de 220 pessoas sendo atendidas,” acrescentou Vanessa.

A inauguração do CAT Itinerante: Tenda do Trabalhador é mais uma das ações da Semdet, que visam facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pelos Centros, que já somam 23 unidades, sendo 17 fixas e seis móveis, que são vans providas com equipamentos necessários à prestação dos serviços acima citados.

A Tenda do Trabalhador permanecerá montada na região central até o dia 31 do mês corrente. Em fevereiro, a unidade será instalada no bairro de Ermelino Matarazzo, Zona Leste. Para ser atendida, a pessoa interessada deve ir ao local e levar RG, CPF, Carteira de Trabalho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.