Tenda do Trabalhador inicia atendimento em Ermelino Matarazzo

Texto: Célio Soares

A população da Zona Leste de São Paulo tem mais uma opção na hora de procurar por emprego. Já está em funcionamento o CAT Itinerante: Tenda do Trabalhador, da Semdet – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, na praça Benedito Ramos em Ermelino Matarazzo. Nesta quinta-feira, a prefeita em exercício, Alda Marco Antonio e o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Marcos Cintra estiveram visitando o CAT Itinerante. Para Alda, a Tenda é um exemplo da meta da Administração Municipal em atender bem aos munícipes, principalmente das regiões periféricas da cidade. “Hoje a Prefeitura vai ao encontro da população para oferecer seus serviços”, completou a prefeita em exercício.

Já Cintra destacou a parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, comandada por Alda Marco Antonio, que possibilitou a ampliação dos serviços oferecidos na Tenda do Trabalhador. “Graças ao apoio da Smads, estamos aumentando a produtividade do serviço público e atendendo a sociedade no que ele precisa”, disse o secretário.

Tenda- No primeiro local onde foi instalada, na praça do Patriarca, o CAT Itinerante: Tenda do Trabalhador a procura pelos serviços gerou mais de 11 mil atendimentos. Cerca de 3.500 munícipes receberam encaminhamento para o mercado de trabalho, 350 trabalhadores fizeram a habilitação ao seguro-desemprego e 700 carteiras de trabalho foram emitidas. Durante o período de 22 de dezembro a 25 de fevereiro, em que a Tenda esteve no Centro, o Programa Orientação para o Trabalho, que oferece dicas e informações ao trabalhador para conquistar uma vaga de emprego, atendeu quase 1.400 pessoas em suas oficinas. Dentre os serviços oferecidos pelo posto, o Pacet- Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador, que faz a intermediação de acordos de endividamento entre cidadãos e empresas, realizou 368 consultas e agendou 135 conciliações.

Serviços- Além de se cadastrar no banco de vagas, o trabalhador poderá utilizar a Tenda do Trabalhador para tirar a Carteira de Trabalho, habilitar o seguro-desemprego, participar de oficinas do Programa Orientação para o Trabalho e fazer aulas no laboratório de informática. Os munícipes também podem realizar conciliações pelo Pacet, receber capacitação e se incluir no mercado profissional por meio do Inclusão Eficiente, fazer inscrição no MEI (Microempreendedor Individual) e até solicitar microcrédito por meio do banco São Paulo Confia.

O Cras – Centro de Referência da Assistência Social, da Smads, oferece serviços da rede socioassistencial no CAT Itinerante, como: o PAIF – Programa de Atenção Integral à Família, a inclusão de famílias em programas de transferência de renda e na rede socioassistencial conveniada, a concessão de benefícios eventuais e de carteira de idosos para transporte interestadual, a inclusão de pessoas com deficiência e idosas no BPC – Benefício de Prestação Continuada e à rede de serviços municipais e estaduais.

O CAT Itinerante estará prestando atendimento na Praça Benedicto Ramos Rodrigues (avenida Boturussu, esquina com a rua Antonio de Castro Lopes), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h até o dia 15 de abril.

 

+ Confira outras notícias no Portal da Semdet