SMTE promove debate sobre segurança alimentar na Bienal Internacional do Livro

Ação promoveu o encontro entre representantes do setor gastronômico e da gestão pública da cidade

       

       A importância da gastronomia, culinária e a Segurança Alimentar e Nutricional na cidade de São Paulo foi tema de discussão, nesta quarta-feira (8), na 25ª Bienal Internacional do Livro. A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE). A secretária Aline Cardoso participou do encontro, que aconteceu dentro do espaço Cozinhando com Palavras. 

       Os termas dos debates foram “Prato Símbolo de São Paulo” e “Cidades Criativas em Gastronomia pelo Selo UNESCO”. Durante o evento, os participantes discutiram sobre as comidas que representam a cidade e a importância de ter receitas que simbolizam a capital na preservação do patrimônio cultural e no fomento do turismo. Além disso, também foi abordado o projeto da Cidade Criativa, da UNESCO, e seus benefícios para o município.

 

       A secretária destacou a atuação da SMTE no apoio aos setores gastronômicos e de abastecimento da capital paulista. “Nós trouxemos para o holofote toda a cadeia gastronômica, fazendo uma ligação direta entre o agricultor e o prato que será consumido por algum paulistano”. Durante o debate, Aline Cardoso anunciou que, em breve, uma nova política pública de segurança alimentar será lançada pela prefeitura de São Paulo.

      Participaram do evento a diretora de Hospitalidade e Gastronomia da Laureate Brasil, Rosa Moraes; o chef e proprietário do Instituto de Negócios da Gastronomia, Ivan Achcar; o proprietário do Grupo Gastronomia MF, Marcelo Fernandes; o proprietário do restaurante Ponto Chic, José Carlos de Souza; e a especialista em patrimônio e guia de turismo cultural, Dolores Freia. Também estiveram no debate o historiador Ricardo Maranhão; o chef e proprietário da Comedoria Gonzáles, Checo Gonzáles; o diretor de políticas públicas de turismo, Álvaro Negrão; e os representantes do Departamento de Patrimônio Histórico, Mariana de Souza Rolim; do aplicativo Gastronomia Periférica, Edson Leite; do Senac, Zenir dalla Costa e do Senai, Estebe Ormazabal.

        A secretária destacou ainda a Campanha Contra o Desperdício, projeto desenvolvido por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional. “Quando cheguei na SMTE, vi que havia a necessidade de combater o desperdício de alimentos nos equipamentos públicos. Estamos executando o programa piloto, que, até o momento, já arrecadou mais de 50 toneladas de alimentos que seriam descartados. Esses produtos, que são recolhidos em dois equipamentos da Prefeitura de São Paulo, são enviados para o Banco de Alimentos, onde são distribuídos para as entidades cadastradas”, finalizou.

        A 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontece até 12 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O evento é palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, apresentando os mais importantes lançamentos para aproximadamente 700 mil visitantes.

 

Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp.gov.br

 

Siga a SMTE nas redes sociais