Parceria entre a SMTE e APABB forma 20 pessoas com deficiência

Foco da ação é oferecer capacitação para o mercado de trabalho.

 

       Sorrisos, abraços e festa. Foram com esses ingredientes que 20 alunos do curso de Capacitação Profissional para Pessoas com Deficiência da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência (APABB) se formaram na sexta-feira (20). Resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) e da APABB, o Projeto SuperAção está em sua quarta edição e é composto por atividades de educação em rotinas administrativas e de cidadania. Os principais objetivos se concentram na preparação, inclusão e aperfeiçoamento profissional dos candidatos para o mercado de trabalho.

       A coordenadora do Trabalho da SMTE esteve presente na cerimônia de formatura. Em seu discurso, Ana Paula Rodrigues destacou a relevância do projeto para as ações da Secretaria. “Ser parte de uma atividade, que promove a autonomia das pessoas, nos motiva. O SuperAção mostra que todos podem ter oportunidades. Estamos em busca de novos postos de trabalho e iniciaremos um processo seletivo, em breve, para contemplar o grupo que acaba de se formar”, afirma Ana Paula Rodrigues.

       As aulas foram desenvolvidas pela equipe técnica da APABB nas dependências do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), da SMTE. Os participantes recebem acompanhamento multidisciplinar, levando em conta as particularidades de cada aluno, incluindo a estrutura familiar.

       Atuando há quatro meses no CATe Central, Giovanni Rosse Pavão, de 23 anos, integrou a turma de 2017 do Projeto SuperAção. Deficiente auditivo, o funcionário passou no processo seletivo e desemprenha funções administrativas. “Gosto muito do meu trabalho. Tem sido importante e estou aprendendo cada dia mais. As pessoas procuram me ajudar e se empenham para se comunicar comigo”, disse.

       A Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (Apabb) é uma entidade sem fins lucrativos com mais de 30 anos de atividades. Em 2017, foram realizados mais de 130 mil atendimentos no país.

       Também estiveram no evento a delegada da APABB São Paulo, Sandra Miranda, a secretaria adjunta da Pessoa com Deficiência, Marinalva Cruz, entre outras autoridades.

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br