Prazo para inscrições no Sampa Criativa é prorrogado

Programa promoverá capacitação empreendedora em audiovisual e economia criativa para 200 jovens

  As inscrições para o Sampa Criativa, programa gratuito de capacitação empreendedora de jovens talentos do audiovisual e da economia criativa, foram prorrogadas até quinta-feira (16). A iniciativa é resultado da parceria da Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) com a Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. São 200 vagas para os cursos de jogos digitais/games, desenvolvimento de aplicativos, animação, conteúdos interativos, produção para canais de internet, videomusical, jornalismo investigativo e realidade virtual. Os interessados poderão se inscrever pelo http://bit.ly/2LkOtvO.

Podem participar jovens com idade entre 16 e 29 anos e que tenham experiência comprovada no setor audiovisual, que pode ser presença em oficinas, workshops e palestras, assim como formação em cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação. No processo seletivo, serão escolhidas 200 pessoas por meio de sorteio público. Serão levadas em conta a reserva de vagas para residentes em locais com maior vulnerabilidade social e a equidade de gênero, com homens e mulheres (cis e transgêneros) ocupando o mesmo número de vagas. Acesse a íntegra do edital neste link: https://bit.ly/2vJffnA.

"O Sampa Criativa é uma grande oportunidade de capacitação profissional para os jovens, disponibilizada pela Prefeitura de São Paulo. No programa, eles poderão desenvolver diversas habilidades e criar oportunidades para empreender em audiovisual e economia criativa. Dessa forma, estarão preparados para atuar em um mercado em constante transformação", afirma Aline Cardoso, secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo.

O PROGRAMA

O Sampa Criativa é composto por três módulos. No primeiro, 200 jovens participam de formação teórica em empreendedorismo no audiovisual e gestão de projetos culturais. As oficinas têm duração de 40 horas e acontecem no Senac Lapa Scipião, entre 1 de outubro e 12 de novembro. O corpo docente será composto por professores da instituição e especialistas da área criativa.

Na segunda etapa, os participantes se dividirão em oito grupos de 25 alunos, segundo os eixos temáticos do programa: jogos digitais/games, desenvolvimento de aplicativos, animação, conteúdos interativos, produção para canais de internet, videomusical, jornalismo investigativo e realidade virtual. As turmas terão 80 horas de aulas com profissionais de empresas do setor.

Por fim, o terceiro e último módulo será prático. Os jovens terão a chance de atuar por pelo menos três meses em empresas parceiras do Sampa Criativa. O processo seletivo será de responsabilidade da própria empresa e da instituição pedagógica contratada pelo programa. Serão ofertadas aproximadamente 30 vagas remuneradas, divididas em grupos de quatro jovens por empresa.

Uma das referências para o Sampa Criativa foi o programa Sampa Cine Tec, também criado pela SMTE em parceria com a Spcine, e que tinha o mesmo propósito: oferecer capacitação técnica e experiências práticas para jovens talentos do audiovisual. Com atividades encerradas em dezembro de 2017, o Sampa Cine Tec contou com 74 participantes, mais de 30 empresas envolvidas, 14 meses de trabalho e 27 jovens contratados por produtoras.

Serviço
Programa Sampa Criativa
Inscrições: até 16 de agosto de 2018
Cursos: jogos digitais/games, desenvolvimento de aplicativos, animação, conteúdos interativos, produção para canais de internet, videomusical, jornalismo investigativo e realidade virtual
Informações: http://bit.ly/2LkOtvO

 

Por: Rodrigo Melo
rodrigomelo@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMTE nas redes sociais