Curso gratuito para refugiados e imigrantes ensina a montar o próprio negócio

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico recebe inscrições até terça-feira, 28 de agosto

 

       Retomar a vida fora do país de origem é a realidade para centenas de imigrantes que chegam ao Brasil. Os desafios levam muitos a tentar empreender em alguma atividade e com isso gerar renda. Com a finalidade de apoiar esses grupos, a Adesampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE), da Prefeitura de São Paulo, recebe até terça-feira, 28 de agosto, inscrições para o Programa Criado em Sampa.

       O curso “Monte seu negócio bem-sucedido em São Paulo” é voltado para empreendedores imigrantes, refugiados e solicitantes de refúgio na capital. As aulas buscam auxiliar este grupo no processo de desenvolvimento de ideias e construção das etapas de implementação de um empreendimento.

       Para a secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, faz parte das políticas inclusivas da gestão, elaborar ações que visem acolher os imigrantes que chegam a São Paulo. “O empreendedorismo é uma maneira de ampliar as possibilidades para essas pessoas, que precisam retomar a vida e gerar renda. Com o Programa Criado em Sampa abrimos uma nova frente no munícipio. Uma oportunidade para troca de experiências, além de mostrar quais os caminhos para iniciar uma atividade no país”, destaca Aline Cardoso.

       O curso faz parte do Programa Criado em Sampa, focado em economia criativa de base comunitária. A ação conta ainda com parcerias do Conselho Britânico no Brasil, Fundo Newton e do Instituto de Reintegração do Refugiado (Adus).
O The Studio é a incubadora de economia Criativa da Universidade de Loughborough, da Grã Bretanha, e também parceira da Adesampa nas capacitações realizadas na capital.

       Os participantes do curso “Monte seu negócio bem sucedido em São Paulo” contarão com 28 horas de formação. O método utilizado auxilia na busca por soluções, que se ajustem às necessidades de gestão. Também são valorizados o trabalho em rede, em equipe e o compartilhamento de experiências e conhecimentos.

       O Programa Criado em Sampa já realizou formações nas zonas sul, leste e norte. Esta nova etapa ocorrerá na região central.

Serviço

Programa Criado em Sampa

Inscrições online até o início do curso 28/8 (vagas limitadas): www.adesampa.com.br

Datas do curso: 28/08, 30/08, 04/09 e 06/09
Horário: 9h às 17h
Local: Instituto de Reintegração do Refugiado - ADUS (Avenida São João - 313 - 11o. andar – Centro)

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br
 

Siga a SMTE nas redes sociais