Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes participa da 4ª edição da FLICT com oficinas e apresentações culturais

Ao todo, foram mais de 50 atrações literárias durante o evento

       Pelo quarto ano consecutivo, o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT), administrado pela Fundação Paulistana, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de São Paulo, recebeu a Festa Literária de Cidade Tiradentes, a FLICT. Cada vez mais tradicional e consolidado na região, o evento reuniu escritores, oficinas e apresentações culturais entre os dias 24 e 29 de setembro.

       A 4ª edição da FLICT contou com mais de 50 atividades, que aconteceram no CFCCT e entornos, como bibliotecas, escolas, parques, CEUs e outros espaços do bairro. A abertura do evento, realizada no Teatro do CEU Água Azul, contou com a participação da diretora geral da Fundação Paulistana, Jasmin Eymery, e com debates e apresentações culturais de Cello Choro Trio, Coral Esperança do Mundo, Coletivo Mulekalê. 

       "Graças ao trabalho incansável da equipe e dos parceiros do Centro de Formação Cultural, a FLICT chega a sua 4ª edição como evento expressivo que transborda as fronteiras de Cidade Tiradentes. A feira é uma grande oportunidade de mostrar e alavancar o potencial cultural da região. Como mantenedora do Centro, a Fundação Paulistana busca estimular esses eventos, que promovem a inclusão cultural, social e econômica.", destaca Jasmin Eymery.

       A programação teve uma série de encontros com escritores, que participam de bate-papos com o público e falaram sobre suas obras. Entre os nomes de destaque que estiveram nos eventos estão o poeta, professor e folclorista Marco Haurélio, que abordou a literatura de cordel; a escritora Cristina Porto, que debateu a literatura infantil; a artista Juliana Loyola, que tratou do tema Quadrinhos e Inclusão; e a escritora e filósofa Djamila Ribeiro, que discorreu sobre as relações raciais no Brasil.

       O evento também teve diversas oficinas para despertar iniciativas de produção literária, incluindo temas como Photopoesia e brincadeiras cantadas de roda, de mão e com corda. Além disso, a FLICT recebeu atrações culturais como Cia Grama Verde, Marlon Chucruts (Cia Malas Portam), Mariana Felix, Luz Ribeiro, Emerson Alcalde, Tininha Calazans, Cristina Porto, Rodrigo Ciríaco, Sarau Sujo, Mulheres Negras na Biblioteca e Cidin.


CFCCT

       O Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes é o maior equipamento cultural da Prefeitura de São Paulo na Zona Leste da cidade. Gerenciado de maneira compartilhada entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura, o CFCCT tem sua programação integrada às atividades desenvolvidas em outros equipamentos da Secretaria (teatros, centros culturais, galerias, museus, pontos de cultura e de leitura). Com 30 mil metros quadrados, o local oferece à população atividades artística e esportivas; e de formação profissional, lazer e meio ambiente.

 

Por: Rodrigo Melo
rodrigomelo@prefeitura.sp.gov.br

 

Siga a SMTE nas redes sociais