Beneficiários do Projeto Transcidadania participam de processo seletivo

A parceria entre a Prefeitura de São Paulo e Carrefour visa ofertar novas alternativas ao público LGBTI

Cerca de 40 pessoas participaram nesta terça-feira, 9 de outubro, na Galeria Olido, região central, de processo seletivo para 50 vagas de emprego para as lojas da rede Carrefour. A parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a rede de hipermercados tem o objetivo de proporcionar a empregabilidade para os participantes do Projeto Reinserção Social Transcidadania, coordenado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Direitos Humanos e Cidadania.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, a pasta tem buscado parcerias com a finalidade de promover a autonomia financeira dos participantes. “O Projeto Transcidadania tem papel fundamental na inclusão e capacitação do público LGBTI, no entanto, cabe à gestão pública intensificar as ações que auxiliem essas pessoas a conquistar um espaço no mercado de trabalho ou mesmo no empreendedorismo”, destaca Aline Cardoso.

Segundo Cristiane Carvalho, que encerrou a permanência no Transcidadania, o projeto é uma oportunidade de conquistar um lugar na sociedade e de receber qualificação. Desempregada há quatro anos, a moradora da zona leste avalia o processo seletivo, promovido pela Prefeitura, como um facilitador entre o mercado de trabalho e a comunidade LGBTI “Temos muita dificuldade de fazer isso por conta, pois ainda há muito preconceito. Com essa intermediação, temos maior possibilidade de ser mais bem aceitas pelas empresas e mostrar nossa capacidade”, afirma.

O Transcidadania tem como proposta fortalecer as atividades de colocação profissional, reintegração social da população LGBTI em situação de vulnerabilidade, atendidas pela Coordenadoria da Diversidade Sexual (CADS). Atualmente, conta com 247 pessoas que são orientadas para o mundo do trabalho, formação profissional, cidadã, além de promover a ampliação da escolaridade. A ação é desenvolvida em quatro Centros de Cidadania LGBTI, de Direitos Humanos, nas regiões norte, sul, leste e central.

Os beneficiários do Transcidadania contam com uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.001,70. Ao passar no processo seletivo serão contratados pelo Carrefour e terão salários compatíveis com as vagas oferecidas, deixando de receber a bolsa auxílio da Prefeitura para ingressar no mercado de trabalho.
A seleção para as vagas contou com entrevistas e aplicação de testes para áreas operacionais do hipermercado, como repositor de mercadoria, caixas, frentistas nos postos da rede, entre outros. Os aprovados na primeira etapa, realizada nesta terça-feira, serão encaminhados para nova fase de seleção, que inclui entrevistas com gestores, entre outras avaliações.

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDE nas redes sociais