Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresenta o programa Mãos e Mentes Paulistanas a artesãos e manualistas

Mais de 50 profissionais da área participaram do encontro

 
       A Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou na quinta-feira, 18 de outubro, reunião com mais de 50 profissionais do setor de artesanato e manualidades para apresentar o Programa Mãos e Mentes Paulistanas.

       O encontro organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico da pasta contou com a presença do secretário-adjunto, Pedro Somma, e teve como objetivo debater as potencialidades do setor, bem como os entraves que os profissionais enfrentam na cidade de São Paulo.

       O Programa Municipal do Artesanato Paulistano foi instituído em novembro de 2016 pela 16.573. Agora, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico planeja regulamentar essa lei ouvindo os profissionais da área.

       O resultado desse trabalho será o Programa Mãos e Mentes Paulistanas. “Vamos trabalhar pela melhoria da atividade econômica e social dos artesãos e empreendedores de trabalhos manuais em São Paulo, além de reconhecer o valor simbólico e cultural do artesanato para a cidade”, destaca Somma.

       O Programa atuará em três eixos principais: Diagnóstico, Profissionalização e Acesso ao Mercado. A primeira fase, de levantamento dos dados sobre o trabalho manual na cidade, termina no final de outubro, dando início a fase de profissionalização, que promoverá workshops sobre a área artesanal.

       A última fase, que está em período de levantamento sobre as feiras e eventos que acontecem em São Paulo, será responsável por inserir aqueles que passarem pelas aulas, nas atividades culturais que envolvam a Secretaria.

Por: Leonardo Pimentel
lpvieira@prefeitura.sp.gov.br