Programa Tem Saída contará com apoio da 4ª Delegacia da Defesa da Mulher

Unidade na zona norte da cidade integra a ação que já atendeu mais de 100 mulheres

  O Programa Tem Saída, lançado em agosto deste ano pela Prefeitura de São Paulo, conquistou nesta quarta-feira, 31 de outubro, a parceria da 4ª Delegacia da Defesa da Mulher. A unidade irá direcionar as mulheres, que formalizarem o boletim de ocorrência e tiverem a necessidade de trabalho, ao sistema de justiça para poder ser integradas ao programa.

A celebração da parceria ocorreu na sede da delegacia, na Freguesia do Ó, região norte da cidade, juntamente com a programação de atividades do Outubro Rosa. As mulheres que passaram pelo local puderam participar de atividades voltadas à saúde, rodas de conversa, orientação com os profissionais da 4ª Delegacia da Defesa da Mulher, entre outros.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, o Programa Tem Saída tem buscado ampliar a rede de apoio à mulher para oferecer o maior número de serviços de acolhimento. “Além das parcerias que proporcionam o trabalho, auxiliando na conquista da autonomia financeira da mulher, o Programa Tem Saída tem conquistado outros espaços de apoio como esse da Delegacia da Mulher, na região norte que faz um importante trabalho, com atenção especial”, salienta Aline Cardoso.

Segundo a titular da 4ª Delegacia da Defesa da Mulher, Patrícia Chalfun de Matos Fonseca, a vítima em situação de violência doméstica e familiar necessita ser acolhida pelos equipamentos públicos para evitar novos episódios de agressão. “Muitas mulheres fazem várias vezes o boletim de ocorrência, sem conseguir sair do ciclo de violência. Com essa parceria, juntamos forças para uma ação global que envolva trabalho, tratamento psicossocial a fim de que ela retome sua vida”, afirma a delegada.

O Programa Tem Saída tem o objetivo de dar autonomia financeira e empregabilidade a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Em dois meses de atuação, atendeu mais de 100 mulheres. São parceiros do programa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de São Paulo, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, OAB-SP e ONU Mulheres.

As mulheres que denunciaram seus agressores no sistema judiciário e informaram que necessitam de um emprego para deixar o agressor entraram para o Programa Tem Saída. Essas mulheres recebem um documento de encaminhamento ao Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, onde são atendidas com prioridade. São cinco empresas parceiras até o momento, que ofertam vagas na área de serviços e do comércio.

As informações sobre o Programa Tem Saída podem ser obtidas pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/desenvolvimento, pelo serviço telefônico da Prefeitura SP156 ou pelo e-mail temsaida@prefeitura.sp.gov.br

 

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

 

Siga a SMTE nas redes sociais