Prefeitura de SP leva artesãos e manualistas para expor sua arte no 11º Salão do Artesanato

Além do estande, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico terá um espaço dedicado a palestras, workshops e assessoria aos artesãos que querem se formalizar como MEI

  O setor de artesanato e manualidades é uma importante fonte de geração de renda para a população paulistana. Milhares de pessoas vivem da produção e venda de artigos artesanais e de produtos desenvolvido sem o apoio de máquinas.

Para apoiar esse importante setor que cresce cada vez mais em São Paulo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico criou o programa Mãos e Mentes Paulistanas, que visa valorizar, capacitar e impulsionar o trabalho de artesãos e trabalhadores manuais do município.

Como uma das primeiras ações, a Prefeitura de São Paulo selecionou, por meio de chamamento público, 20 expositores, sendo 15 microempreendedores de artesanato e manualidades e cinco instituições que atuam com a temática, para apresentar a arte paulistana na maior feira do setor no Brasil, o 11º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras.

“Existem municípios e estados que possuem um artesanato típico e totalmente conectado com a cultura local. Vamos mostrar que São Paulo conta com uma diversidade de produtos e materiais que ratifica a cidade como a mais cosmopolita do Brasil”, afirma a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.

Entre os materiais que serão vendidos pelos expositores estão bijuterias ecológicas e étnicas, origamis, cerâmicas, rendas, têxtil, costura e marchetaria. O espaço também oferecerá aos participantes acesso a uma rede de contatos relevante para o setor.

Além da exposição Mãos e Mentes Paulistanas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, realizará palestras e workshops no estande Arena Saberes e Inspirações.

Na Arena, profissionais do setor ensinarão como desenvolver produtos com materiais existentes no dia a dia, novas técnicas para a confecção de produção artesanal e também orientações voltadas para mercado, vendas e marketing. A programação completa segue abaixo.

No mesmo estande a Ade Sampa irá oferecer orientação para artesãos interessados em se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI), instrução sobre gestão de negócios e informações sobre cursos e projetos.

“Esses empreendedores muitas vezes começaram a trabalhar com artesanato e manualidades por uma habilidade existente e a necessidade de geração de renda. O que falta é orientação para que ele possa se formalizar e ter acesso a uma rede de qualificação, contatos e financiamento. É isso que faremos durante o Salão”, explica a diretora da Ade Sampa, Thaís Piffer.

O evento acontece entre os dias 7 e 11 de novembro, das 11h às 22h, no Expo Center Norte, em São Paulo.

11º Salão do Artesanato

Em sua 11ª edição, o Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras tem como proposta valorizar a importância cultural do artesanato para a preservação das raízes históricas dos povos e incentivar a venda de produtos, colaborando assim para geração de emprego e renda.

O evento conta com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O Salão recebe a produção de profissionais de 25 estados e do Distrito Federal. Em outras edições, a feira recebeu mais de 50 mil visitantes, cerca de 1.500 artesãos e um volume de negócios superior a 5 milhões de reais.

Programação

07/11/2018
14h: Tendências de Consumo - Sabina Deweik
16h: Workshop: Enfeites Natalinos - Renato Gomes (Criar & Criar)
18h: Trabalhando em rede - Rose Meusburger (REC Brasil)

08/11/2018
11h: Workshop: Perfuração, Entrelaçamento e Torção - Carlos da Mata
14h: Iconografia Paulistana - Marcos Marsulo
16h: Workshop: Boneca papietagem - Iara Cristina Martins
18h: Empreendedorismo para Artesanato - Juliana Segallio (Sebrae-SP)

09/11/2018
11h: Artesão e o MEI - Marcia Kawasaki (Secretaria de Desenvolvimento Econômico)
14h: Clusters Criativos - Paula Marques
16h: Workshop: Artes com filtro de café - Rosely Ferraiol
18h: Feira da Benedito Calixto e seus desafios - Maria Emília Siavaglia

10/11/2018
11h: Reciclagem e Sustentabilidade para o Artesanato - Elisangela Cavalcante Sobral
14h: Redes sociais - Juliana Segallio (Sebrae-SP)
16h: Workshop: Marcenaria “anel e colar de madeira reciclada” - Agnaldo Gonçalves 18h: Workshop: Mosaico em espelho e vidro - Susicleide Cardoso

11/11/2018
11h: Oficina Dolls Imagináriun - Andréia Kusaba
14h: A importância do design do produto - Marina Toledo e Julia Asche (Rede Articulando)
16h: Tecnologias digitais como fomento da economia artesanal - Camila Pinheiro (Rede ASTA)
18h: Encerramento


SERVIÇO

11º Salão do Artesanato - Raízes Brasileiras

Exposição Mãos e Mentes Paulistanas
Arena Saberes e Inspirações

Data: 7 a 10 de novembro
Horário: 11h às 22h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo/SP
Entrada: a entrada será franca entre 11h e 14h; após este horário haverá cobrança de ingressos (R$ 20 inteira, R$ 10 meia)

 

Por: Rodrigo Melo
rodrigomelo@prefeitura.sp.gov.br
 

Siga a SMTE nas redes sociais