Mais Mulheres entra na terceira fase com a aceleração B2Mamy

Iniciativa da Ade Sampa promove a qualificação de mulheres que têm ou desejam ter um negócio

       A terceira fase do Mais Mulheres, programa da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo, começou nesta sexta-feira, 9 de novembro, no Espaço Acessa Campus da Etec Parque da Juventude, em Santana, na zona norte.

      Cerca de 27 mulheres empreendedoras estão participando do programa, que nesta fase conta com a aceleradora de negócios B2Mamy.“Essa parceria é fundamental porque a B2Mamy prepara e conecta essas mulheres ao ecossistema de empreendedores, e com esta ação permite que mulheres da periferia tirem a ideia do papel com mentores que já empreendem com sucesso e altamente capacitados”, destaca a diretora da Ade Sampa, Maria Eugenia Ruiz.

          Essa etapa conta com mentoria individualizada com especialistas nas diversas áreas, além de fomentar a criatividade e estimular o desenvolvimento de parcerias entre as participantes.

      As selecionadas já participaram da primeira fase do programa, que teve oficinas de Inspiração e Empoderamento, e da segunda etapa que, além da qualificação técnica com metodologia The Studio, também contou capacitação para Ideação de seus negócios, com conteúdo sobre a criação, o planejamento a gestão dos empreendimentos.

      A quarta e última etapa ocorre em 4 e 6 de dezembro e oferece às mulheres empreendedoras um plantão de dúvidas sobre MEI e atendimento com mentoria para esclarecimento de dúvidas para o desenvolvimento dos negócios.

 

    O prefeito Bruno Covas e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, participaram em outubro do início das aulas do curso de qualificação em empreendedorismo e gestão de negócios do projeto Mais Mulheres.

      “Empreender faz parte do DNA da cidade de São Paulo. O governo tem a responsabilidade de fazer mais para quem mais precisa, buscando diminuir as desigualdades sociais, atuar focando naquilo que temos mais dificuldade com relação aos seguimentos da sociedade. Por isso eu fico muito feliz e muito orgulhoso quando encontro programas como este, um curso que mostra o exemplo de cada uma, que sem sombra de dúvidas irá motivar e resgatar a autoestima e a autonomia de cada uma. Isso é essencial”, afirmou o prefeito na visita ao programa em 23 de outubro.

      O curso é voltado para mulheres que já se encontram no mercado e oferece ferramentas para auxiliar o desenvolvimento e otimizar a estruturação dos negócios. O conteúdo inclui técnicas de gestão, planejamento, finanças, marketing, vendas, marcas, clientes, entre outros assuntos relacionados ao empreendedorismo.

      As aulas acontecem com base na metodologia The Studio, incubadora de economia Criativa da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, e parceira da Ade Sampa nas capacitações realizadas na capital.

O programa

      O Mais Mulheres promove a qualificação de mulheres empreendedoras na capital paulista. O programa é composto por quatro fases, que contemplam inspiração, empoderamento, qualificação, aceleração e mentorias para mulheres que têm ou desejam ter um negócio.

      As atividades de qualificação contam com conteúdo teórico e prático que estimula diversas competências e habilidades, além de fortalecer uma rede de apoio e parceria. Esta edição do Mais Mulheres é voltada para moradoras da zona norte da cidade que residem nas regiões de Perus, Pirituba, Freguesia do Ó, Casa Verde, Santana, Tremembé e Vila Maria.

 

Por: Rodrigo Melo
rodrigomelo@prefeitura.sp.gov.br