Contrata SP – Pessoa com Deficiência leva mais de 50 empresas à zona norte da capital

Quinta edição do evento encerra semana de atividades voltadas à empregabilidade da população

A zona Norte da cidade contou com o Contrata SP – Pessoa com Deficiência nesta terça-feira, 13 de novembro. O evento reuniu mais de 50 empresas que disponibilizaram mais de mil vagas, em diversas áreas. O Contrata SP integra o Programa de Inclusão Econômica (PRIEC), iniciativa da Prefeitura de São Paulo para a inserção de pessoas em situação econômica vulnerável no mercado de trabalho ou na região onde moram. As Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e da Pessoa com Deficiência mobilizaram esforços para promover o atendimento ao público com acessibilidade e equipe de intérprete de libras.

Cerca de 1.200 pessoas passaram pela quinta edição do evento, realizado no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. O prefeito Bruno Covas esteve no local e acompanhou o atendimento ao público do Contrata SP – Pessoa com Deficiência. “Muito importante podermos proporcionar ações como essa na cidade. Nós desejamos que todos tenham bons resultados nos processos seletivos ao longo do evento”, ressalta o prefeito.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, destacou a relevância do Contrata SP para viabilizar a empregabilidade na capital. “A edição voltada às pessoas com deficiência, somada aos quatro dias de Contrata SP – Fim de Ano em diferentes regiões na cidade, mostra o trabalho integrado que a atual gestão tem promovido para contribuir com a geração de renda e trabalho para a população. Foram atendidas mais de 7 mil pessoas em cinco dias. A parceria com as empresas para viabilizar as vagas e concentrar esforços com equipes de recrutadores ao longo da semana, contribuiu para ampliar as chances das pessoas conquistarem um emprego ainda neste ano”, salienta Aline Cardoso.

“Sabemos que as empresas têm que cumprir a Lei de Cotas, e muitas ainda não cumprem. Um dos fatores é a falta de espaços onde possam encontrar um grande número de candidatos e fazer suas escolhas. A ideia do Contrata também favorece os candidatos levando-os a um único lugar, onde possam, além de elaborar seus currículos, ter acesso aos vários serviços disponibilizados, como a emissão da Carteira de Trabalho e se candidatar as vagas existentes. É criar essa ponte entre empresa e candidato”, declara Cid Torquato, secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

Empresas como GRSA, Hering, Socicam, Centro de Saneamento e Serviços avançados, Ambev entre outras iniciaram os processos de seleção durante o evento. “No Contrata SP temos a possibilidade de ter acesso a diversos candidatos e sairemos daqui com o nosso objetivo alcançado de não apenas atender a uma legislação para cotas, mas poder disseminar a cultura do Grupo Fleury que faz um trabalho amplo de dar oportunidades para essas pessoas”, disse Marcondes José da Silva, da área de Diversidade do Grupo Fleury.

Josemere Oliveira, 41 anos, moradora da região central foi até a zona norte para verificar as oportunidades de emprego para profissionais com deficiência. “Achei boa a iniciativa. Mudei de Salvador para São Paulo recentemente e tomei conhecimento do evento. Deixei meus currículos para tentar uma vaga na área administrativa”, conta.

O evento contou com a presença dos secretários municipais da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, da Cultura, André Sturm e de Inovação e Tecnologia, Daniel Annemberg.

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

 

 

 

Siga a SMTE nas redes sociais