Campanha 16 dias de Ativismo contra a Violência de Gênero conta com o Programa Tem Saída da Prefeitura de São Paulo

Os serviços gratuitos do CATe estão sendo oferecidos para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo está oferecendo, até 30 de novembro, serviços gratuitos de atendimento à mulher em situação de violência de violência doméstica e familiar. A iniciativa faz parte da campanha anual de 16 dias de Ativismo contra a Violência de Gênero, que acontece no Centro de Cidadania da Mulher – CCM dos bairros Grajaú, Perus, Santo Amaro, Itaquera e Parelheiros. Esse ano o tema da campanha é “Pinte o Mundo de Laranja: #MeEscuteTambém”, que visa o fim da cultura do silêncio. As ações são organizadas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Executiva de Políticas para Mulheres.

Durante os dias de evento, a Secretaria oferece por meio do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo – CATe, emissão gratuita de carteira de trabalho e workshops sobre mercado de trabalho e empreendedorismo. Para a emissão de CTPS em 1ª via, é necessário uma foto 3x4, RG e CPF. Já para a 2ª via, é preciso apresentar o boletim de ocorrência ou declaração de próprio punho, quando tratar-se de extravio, furto, roubo ou perda.

O Programa Tem Saída, lançado em agosto deste ano pela Prefeitura de São Paulo, está sendo apresentado como alternativa para a inserção no mercado de trabalho da mulher em situação de violência doméstica ou familiar. O projeto, que tem como parceiros a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, OAB-SP e ONU Mulheres, fez mais de 200 atendimentos em dois meses de atuação.

Os próximos encontros acontecerão nas unidades Santo Amaro, Itaquera e Parelheiros. Para participar das atividades, as interessadas só precisam a comparecer ao CCM que receberá o evento no dia.


16 dias de ativismo contra a violência de gênero

É uma campanha mundial que visa conscientizar as pessoas sobre os tipos de agressão contra as meninas e mulheres. A ação, que acontece anualmente tem seu início em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, dia em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. No Brasil, levando em conta a maior vulnerabilidade da mulher negra, a inciativa começa em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

 

Serviço
16 dias de Ativismo contra a Violência de Gênero

Quando: 28/11
Onde: CCM Santo Amaro
Endereço: Praça Salim Farah Maluf, s/nº
Horário: às 14h

Quando: 29/11
Onde: CCM Itaquera
Endereço: Rua Ibiajara, 495
Horário: às 10h

Quando: 30/11
Onde: CCM Parelheiros
Endereço: Rua Terezinha do Prado Oliveira, 119
Horário: às 14h