Programa Tem Saída pretende dobrar o número de empresas parceiras

Mais de 200 mulheres foram encaminhadas para atendimento nos serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

Com quatro meses de atuação e mais de duzentos atendimentos, o Programa Tem Saída, da Prefeitura de São Paulo, está estruturado para ser uma alternativa para as mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O programa tem como objetivo oferecer autonomia financeira por meio da geração de renda e da empregabilidade, por meio de empresas que aderem ao Tem Saída.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, destacou em encontro com os parceiros do programa, nesta sexta-feira, 14 de dezembro, na sede da Secretaria, que pretende dobrar, em 2019, o número de empresas participantes, que hoje são cinco “O Programa Tem Saída está consolidado e recentemente foi reconhecido pelo Prêmio Viva da Revista Marie Claire e do Instituto Avon, na categoria Autonomia Econômica e Empreendedorismo. Temos sido procurados por algumas empresas que prestam serviços à Prefeitura, depois que o prefeito Bruno Covas encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei 424/18, que exige das prestadoras de serviços o destino de 5% das vagas de emprego ao tem Saída”, salienta a Aline Cardoso.

As equipes técnicas da Secretaria tem buscado ampliar a rede de apoio à mulher para oferecer o maior número de serviços de acolhimento. O respaldo tem vindo de ações junto a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e na divulgação do Tem Saída em eventos como os 16 dias de Ativismo contra a Violência de Gênero, que aconteceu no Centro de Cidadania da Mulher – CCM, em diversas regiões da cidade. Um reforço no apoio ao programa também veio da 4ª Delegacia da Defesa da Mulher, na zona norte da capital, que vai orientar as mulheres, que fizerem boletim de ocorrência na unidade, quanto aos benefícios do Tem Saída.

O programa já empregou 16 mulheres em empresas parceiras da ação, desde seu lançamento, em agosto deste ano. Foram emitidos 244 ofícios pelo sistema judiciário com encaminhamento de mulheres vítimas de violência doméstica ao CATe, para que participem de processos seletivos.

São parceiros do programa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de São Paulo, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, OAB-SP e ONU Mulheres. As informações sobre o Programa Tem Saída podem ser obtidas pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/desenvolvimento, pelo serviço telefônico da Prefeitura SP156 ou pelo e-mail temsaida@prefeitura.sp.gov.br

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDE nas redes sociais