Atividades de segurança alimentar foram temas de debate no Banco de Alimentos

Encontro ocorreu no Cresan Vila Maria e contou com a participação da secretária, Aline Cardoso

Na manhã desta segunda-feira, 17 de dezembro, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, participou do café da manhã com as entidades beneficiadas pelo Programa Banco de Alimentos. O encontro, realizado no Cresan - Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional da Vila Maria reuniu representantes das entidades cadastradas no Programa Banco de Alimentos da Prefeitura e participantes do Programa Operação Trabalho (POT) que atuam na unidade.

Na ocasião, a secretária apresentou um balanço das atividades do ano e os projetos para 2019. “Neste ano nós conseguimos oferecer diversos cursos e oficinas nas duas unidades do Cresan. A ideia é que no próximo ano possamos contar também com a colaboração das entidades para oferecer atividades que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas e oferecer uma qualificação profissional”, relata.

O encontro teve o objetivo de apresentar algumas das propostas da Secretaria de Desenvolvimento no âmbito da segurança alimentar e promover o debate sobre os serviços oferecidos atualmente. Entre os assuntos debatidos estiveram o oferecimento de palestras nutricionais, oficinas de reaproveitamento de alimentos e qualificação das entidades.


Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos da cidade de São Paulo é um equipamento de segurança alimentar que tem como objetivo adquirir alimentos da agricultura familiar, das indústrias alimentícias, redes varejistas e atacadistas que estão fora dos padrões de comercialização, mas sem restrições de caráter sanitário para o consumo.

Esses alimentos são doados às entidades assistenciais, previamente cadastradas no programa, contribuindo assim no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

Nos dois últimos anos de gestão o Banco de Alimentos já ofertou mais de 700 toneladas de alimentos, como frutas, legumes e verduras. O Programa atende em média 300 entidades que beneficiam em torno de 120 pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp.gov.br
 

 

Siga a SMDE nas redes sociais