Prefeitura de São Paulo inaugura o quarto pátio de compostagem da cidade

Localizado na zona leste, o Pátio São Mateus receberá quase 3 mil toneladas por ano de resíduos orgânicos

A Prefeitura de São Paulo inaugurou, nesta quarta-feira, 19 de dezembro, o quarto pátio de compostagem da cidade. Localizado na zona leste da capital, o Pátio São Mateus tem capacidade de receber até 2.880 toneladas de resíduos que, depois de tratados, serão transformados em composto orgânico de qualidade, por ano. O material é ideal para adubar a terra de parques e praças e também pode ser distribuído gratuitamente aos munícipes.

A secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Carol Lafemina, participou da inauguração e destacou a importância do projeto na região. “Nossa expectativa é que essa parceria se estenda cada vez mais para podemos atender os agricultores que mais precisam, diminuir o desperdício de alimentos e promover a coleta de resíduos orgânicos para compostagem em feiras de todas as regiões da capital”, declarou.

A unidade de São Mateus, localizada na Rua Forte do Araxá, conta com 3.100 m², dispõe de nove canteiros com capacidade para receber semanalmente até 60 toneladas de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras), recolhidos nas 38 feiras livres da região.

Ao todo, a Amlurb e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico fazem a compostagem de mais de 140 feiras e um mercado municipal como projeto piloto. O período de teste no mercado foi anunciado durante a Semana Municipal de Segurança Alimentar pela secretária, Aline Cardoso e o presidente da Amlurb, Edson de Lima Filho.

O Kinjo Yamato foi escolhido para o projeto-piloto pelo fato de comercializar uma grande quantidade de frutas, legumes e verduras, que geram um volume expressivo de resíduos orgânicos e embalagens. Os resíduos serão separados em quatro frações: orgânicos; secos (embalagens de papelão, plástico, metal, vidro e madeira), rejeitos e alimentos.

O Pátio São Mateus faz parte do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis da Amlurb - Autoridade Municipal de Limpeza Urbana em parceria com Subprefeituras e empresas de varrição.

“É o segundo Pátio de Compostagem da Zona Leste (o primeiro está localizado na Mooca). Até o final deste mês, teremos mais um, o da Ermelino Matarazzo”, afirma Edson Tomaz de Lima Filho, presidente da Amlurb.

 



Outros endereços
O Pátio de São Mateus soma-se a outras três estruturas da cidade: Lapa, Sé e Mooca. Desde o início do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis em dezembro de 2015, com a inauguração do Pátio Lapa, que tem capacidade de 60 toneladas/semana, São Paulo deixou de enviar para os aterros sanitários cerca de 3.900 toneladas de resíduos orgânicos, transformando-os em aproximadamente 624 toneladas de composto orgânico de alta qualidade. As unidades da Sé e Mooca, inauguradas nos meses de setembro e novembro, podem retirar anualmente dos aterros sanitários 2,8 mil toneladas de resíduos orgânicos.

 

Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp.gov.br

 

Siga a SMDE nas redes sociais