Prefeitura inaugura quinto pátio de compostagem na cidade em Ermelino Matarazzo

O novo espaço, o terceiro na zona leste, tem capacidade para receber quase 3 mil toneladas por ano de resíduos orgânicos

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta última quarta-feira, 9 de janeiro, o Pátio de Compostagem Ermelino Matarazzo, zona leste da capital. Com 3.264 m², o local, quinto deste tipo na cidade, tem capacidade para receber até 2.880 toneladas de resíduos por ano.

“Quando assumimos a Prefeitura em janeiro de 2017 tínhamos apenas um pátio na cidade. Estamos quintuplicando a quantidade de espaços como esse e hoje já conseguimos dar a resposta adequada a 20% das feiras da cidade. Pretendemos até o fim de 2020 ter 100% dos resíduos de feiras sendo tratados adequadamente”, disse o prefeito Bruno Covas.
O pátio dispõe de nove canteiros que podem receber, semanalmente, até 60 toneladas de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras), provenientes de 16 feiras livres.
A partir do tratamento dos detritos é gerado um composto orgânico de qualidade, usado para adubar a terra de parques e praças públicos. O material também será distribuído gratuitamente a quem quiser retirar.
A inauguração do Pátio de Compostagem Ermelino Matarazzo marca mais uma etapa atendida pela Amlurb - Autoridade Municipal de Limpeza Urbana por meio do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis, para o cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS).

Outros pátios

Além da unidade em Ermelino Matarazzo, a cidade conta com outros quatro pátios de compostagem (São Mateus, Lapa, Sé e Mooca).

Desde o início do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis, em dezembro de 2015, com a inauguração do Pátio Lapa, que tem capacidade de receber 60 toneladas/semana de resíduos, São Paulo deixou de enviar para os aterros sanitários cerca de 3.900 toneladas de resíduos orgânicos, transformando-as em 624 toneladas de composto de alta qualidade.

As unidades Sé, Mooca e São Mateus, inauguradas em 2018, podem retirar anualmente dos aterros sanitários 2,8 mil toneladas de resíduos orgânicos.

 
Siga a SMDE nas redes sociais