Zona norte recebe revitalização em mais dois pontos

No primeiro foi criada uma horta comunitária com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, enquanto o segundo ganhou canteiros


O prefeito Bruno Covas e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, visitaram nesta quarta-feira, 30 de janeiro, a horta comunitária Jardim Guarani e o ponto revitalizado da Avenida José da Natividade Saldanha, ambos na zona norte.

A horta comunitária, localizada entre as ruas Manoel Marques de Souza e a Avenida Deputado Cantídio Sampaio, foi criada após a revitalização de um ponto viciado de descarte irregular de lixo e entulho, que era alvo de invasões. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e pela Subprefeitura Freguesia/Brasilândia, com apoio dos munícipes da região.

O local é cultivado por três voluntários e dois beneficiários do Programa Operação Trabalho (POT), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Na horta do Jardim Guarani são cultivados alface, rúcula, couve, agrião, capuchinha, beterraba, cenoura e vários tipos de temperos, que são distribuídos gratuitamente para a comunidade local.

“A atuação da Prefeitura na região é importante para a população e para o meio ambiente. Primeiro que ajudamos os munícipes a gerar renda, como acontece com os beneficiários do Programa Operação Trabalho, e também incentivamos o consumo de alimentos saudáveis que são produzidos aqui mesmo na horta”, declarou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.

51ª revitalização na região
Já o ponto da Avenida José da Natividade Saldanha, na altura do número 371, acaba de se tornar a 51ª área revitalizada da região. Lá foram recolhidas 20 toneladas de resíduos por semana, de restos de construção a móveis, eletrodomésticos antigos e até animais mortos. A implantação de canteiros, conscientização ambiental junto à comunidade e a reforma do local fizeram a diferença. A administração regional realizou reuniões com os moradores, explicando a importância e as maneiras de realizar o descarte correto na região, que conta com três Ecopontos.

Locais para descarte
Em São Paulo, há 102 locais para descarte de materiais. Os endereços podem ser encontrados no aplicativo Limpa Já Entulho, que também pode ser usado para denúncias sobre pontos com caçambas irregulares ou descarte ilegal de lixo. A comunicação desse tipo de local também pode ser feita pela Central de Atendimento do SP 156. Todas as denúncias são vistoriadas e, quando constatado o flagrante, são realizadas as autuações pertinentes.

O descarte irregular de entulho em vias públicas é passível de multa. Até 50kg, a penalidade é de R$ 790,18; acima desse montante, o valor da autuação é de R$ 15.520, de acordo com a Lei de Limpeza Urbana, nº 13.478/02.

Mapeamento da Amlurb
A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), juntamente com as empresas que executam o serviço de limpeza, mapeiam todos os pontos de descarte irregular da cidade. Em 2016, havia cerca de 4 mil pontos viciados. Já em 2017, foram realizados dois mapeamentos: no primeiro semestre foram constatados 3.153 e, no segundo, 2.976. Em 2018, serão realizados mapeamentos quadrimestrais, sendo que no primeiro foram identificados 3.026 e no segundo, 2.823. O terceiro estudo está sendo elaborado com as informações do último quadrimestre de 2018.

 

Siga a SMDE nas redes sociais