Ade Sampa leva ganhadores do Vai Tec para debater sobre empreendedorismo na periferia durante a Campus Party

A discussão, que ocorreu na Open Campus, ocupou todas as cadeiras do Palco Startups

Na última quinta-feira, 14 de fevereiro, a Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, participou da Campus Party Brasil com o debate com o tema “Negócios inovadores que nascem na quebrada e os processos de aceleração”. Durante o terceiro dia de evento, os visitantes e toda a população puderam acompanhar o painel que abordou as principais dificuldades do empreendedor periférico da cidade de São Paulo.

O painel foi composto pela fundadora do Clube da Preta, Débora Vieira Luz, o cofundador do Garatéa, Alexandre Lima, o sócio da Emperifa, Márcio Cardoso Santos e o diretor de projetos na Ade Sampa, Paulo Marcelo Tavares Ribeiro. As discussões aconteceram a partir do case do programa Vai Tec e das experiências proporcionadas pelas iniciativas de fomento ao empreendedorismo da Ade Sampa. O encontro, foi realizado no Palco Startups, espaço para discussões de ideias e práticas voltadas aos modelos de negócios do futuro.

Durante a abertura, o diretor presidente da Ade Sampa, Frederico Calentano, falou sobre os projetos da entidade no empreendedorismo. “Nosso objetivo é fortalecer e acelerar empreendimentos inovadores da periferia da cidade. Precisamos romper essa barreira que existe entre a periferia e o centro, para ajudar os negócios que precisam de capacitação, mentoria e todo acompanhamento para se destacar no mercado”, declarou.

Os projetos que compuseram o painel de debate, participaram do Programa Vai Tec, organizado pela Ade Sampa, e receberam toda a orientação necessária para tirar a ideia do papel e transformá-la em algo inovador e consolidado.

“Com toda a orientação, podemos aprender com a história de outras empresas e aprender a planejar melhor para tirar o empreendimento do papel. A troca de ideias que tivemos nas mentorias foi essencial para aprendermos a lidar com problemas e dificuldades que o empreendedor pode encontrar pelo caminho”, relatou a fundadora do Clube da Preta, Débora Vieira Luz.


Vai Tec
É um programa de desenvolvimento de empreendimentos inovadores de jovens das periferias da cidade de São Paulo que utilizam a tecnologia como modelo de negócio para torná-los mais sustentáveis. O Vai Tec seleciona 24 negócios para participar de um programa intensivo que contará com um recurso de R$ 32 mil por empreendimento, capacitação em gestão, oficinas de desenvolvimento de negócios, mentorias, acompanhamento e acessoa rede de contatos.

Campus Party
A Campus Party, realizado no Brasil desde 2008, é um dos maiores eventos de tecnológica do mundo que une jovens geeks em torno de um festival de inovação, criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital. Ao longo do evento, os interessados podem participar de palestras, debates e oficinas. A atração é um ecossistema que permite que os frequentadores consigam interagir, compartilhar conhecimento e produzir novidades.

Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp.gov.br 

Siga a SMDE nas redes sociais